Bolsa Família: prazo para atualizar cadastro

Até o mês julho, 53.558 mil famílias ainda não haviam comparecido as coordenações do Programa Bolsa Família (PBF) de seus municípios para a revisão cadastral. Desse total, 12.405 mil são na capital. As famílias que não realizarem o recadastramento até o dia 31 de agosto terão o benefício bloqueado a partir de setembro, segundo a coordenadora estadual do programa, Maria José Cardoso, da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades).

“É importante todos os usuários ficarem atentos a esse prazo para evitar o bloqueio do benefício. No próprio extrato do banco é possível obter informações importantes. Quanto ao desbloqueio, poderá ser feito nas coordenações do programa de cada município”, explicou Maria José.

Maria José Cardoso também informou que será feita uma revisão dos usuários que possuem Benefício de Prestação Continuada (BPC) e estão inseridos na Relação Anual de Inscrição Social, ou seja, que possuem carteira assinada. Segundo ela, o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) irá bloquear, em setembro, o benefício de 14.420 mil famílias nessa situação.

Irregularidades – O Tribunal de Contas da União também identificou irregularidades em casos de pessoas que continuam recebendo, mas consta falecimento registrado em cartório e que possuem registro de propriedades de veículos e motos com ano de fabricação acima de 2000. Também foi detectado registro de políticos, de pessoas que contribuem para a previdência social e outras destituídas de CPF e título de eleitor.

“Os municípios já dispõem de informações, por meio da Central de Sistemas, desses casos irregulares. É preciso acabar com a cultura de procurar o benefício sem estar enquadrado no perfil, para que possamos atender quem realmente precisa”, frisou a coordenadora do PBF. Ela ressaltou que os municípios devem, até 31 de outubro, fazer visitas domiciliares para checar irregularidades, depois atualizar os dados do cadastro único e preencher o questionário do Sistema de Monitoramento e de Auditorias do Cadúnico (Simac).

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos