Servidores do Detran mantêm greve e se dizem ‘fortalecidos’

Luis Vilar/Alagoas24horasServidores decidem manter a greve, apesar das medidas anunciadas pela diretoria do Detran

Servidores decidem manter a greve, apesar das medidas anunciadas pela diretoria do Detran

Após 22 dias de paralisação, e com o anúncio do corte de pontos e instauração de procedimento por abandono de emprego por parte da direção, servidores do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) realizam na manhã desta segunda-feira, dia 24, uma assembleia no prédio-sede do órgão, localizado no Pontal.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores do Detran (Sinsdal), Abílio Gomes, as medidas adotadas pelo diretor do órgão, o desembargador aposentado Antonio Sapucaia, provocou uma revolta generalizada entre os servidores e que a partir de agora a greve estaria ainda mais forte.

Segundo Gomes, os servidores estariam dispostos, inclusive, a paralisar os 30% dos serviços que estão sendo mantidos, conforme prevê a legislação trabalhista, mas foram demovidos da ideia pelo sindicato, que ainda aguarda o julgamento da greve pelo Tribunal de Justiça de Alagoas.

Os servidores também discutiram a entrega coletiva dos cargos de chefia ocupados pelos funcionários concursados, como forma de fortalecer a greve. Os integrantes do sindicato voltaram a questionar a forma como o presidente do órgão vem conduzindo as negociações, acusando-o de fechar as portas para o diálogo.

Abílio Gomes afirmou que agora as negociações deverão ser intermediadas pelo secretário de Defesa Social, Paulo Rubim, e que uma reunião com o governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) deve ocorrer hoje ou amanhã, para discutir a pauta de reivindicações. O sindicato alega que a própria Secretaria de Gestão Pública teria dado o sinal verde para a concessão do reajuste de 26,7% reivindicado pela categoria.

A diretoria do sindicato também apresentou a prestação de contas do Sinsdal, refutando as acusações de Antonio Sapucaia, quanto à conduta do sindicato. Em várias declarações, Sapucaia disse que o Sinsdal seria pirata e estaria se apropriando indevidamente dos recursos repassados pelos servidores.

Sem abandono

No final da manhã de hoje, 24, a assessoria de comunicação do Detran divulgou nota na qual o presidente do órgão, Antonio Sapucaia, suspende a abertura de processo por abandono de emprego contra os servidores que continuam em greve. O corte dos dias não-trabalhados, porém, vai continuar, alertou Sapucaia.

“Nós entendemos que o processo por abandono de emprego, que poderia resultar em demissão de servidores, seria uma medida muito dura, além de um processo prolongado”, disse Sapucaia. “Mas o desconto dos dias parados já foi feito e vai continuar. Quem não trabalha não pode ser remunerado, e temos convicção de que esta paralisação é ilegal”.

O corte dos dias não-trabalhados atinge 183 servidores (cerca de 40% do quadro total de pessoal do Detran) que aderiram à greve na capital e no interior. Eles receberão os salários de agosto, no fim deste mês, já com o desconto dos dias não-trabalhados apurados desde o início da greve, dia 3 de agosto, até o último dia 20, quando a folha salarial de agosto foi fechada. Foram também computadas, e serão descontadas, as faltas ocorridas no dia 29 de julho, quando servidores abandonaram o atendimento ao público para participar de uma assembléia na sede do órgão, no Pontal.

O desconto das faltas que ocorrerem a partir de 20 de agosto será procedido nos salários de setembro.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos