O toque da fé: mulher é curada de fluxo de sangue

DivulgaçãoPastor Lon fala hoje sobre como Jesus devolveu a vida à filha de Jairo

Pastor Lon fala hoje sobre como Jesus devolveu a vida à filha de Jairo

O pastor Lon Almeida, da Igreja Batista da Comunhão (IBC), segue hoje com a série de mensagens “Encontrando-se com Jesus nos caminhos da vida”. No último domingo ele refletiu sobre o toque da fé, um dos milagres que Jesus operou em uma mulher – que sofria havia 12 anos com um fluxo de sangue – no momento em que Ele se dirigia à casa de Jairo, um príncipe da sinagoga, para curar sua filha que estava enferma.

O relato dos dois milagres encontra-se no evangelho de Lucas, capítulo 8, nos versículos 41 a 56. Jesus voltava de Genezaré, o maior lago de água doce da Palestina, na costa ocidental, e permaneceu por algum tempo nas proximidades do lago, ensinando e curando. Ali achou Jairo, que se atirou aos seus pés clamando: “Minha filha está moribunda; rogo-Te que venhas e lhe imponhas as mãos para que sare e viva”.

Na mensagem do último domingo o pastor Lon leu parte dessa fantástica história que tem como personagem o príncipe da sinagoga (local onde os judeus se reúnem para adorar) e sua filha. Avançou até os versículos em que Jesus, atendendo ao apelo, partiu imediatamente com o príncipe, cuja casa ficava bem próxima do local. A fé genuína de Jairo, ainda segundo o relato de Lucas no versículo 49, teria sido abalada quando a caminho da casa do aflito pai, um mensageiro chegou abrindo passagem por entre a multidão, levando-lhe a notícia do falecimento da sua filha, e dizendo ser inútil incomodar o Mestre. As palavras foram ouvidas por Jesus. “Não temas”, disse Ele; “crê somente e será salva”.

A história da mulher que sofria com o fluxo de sangue interrompe o foco do miraculoso milagre mostrando como Jesus devolveu a vida à menina, que é o tema do sermão de hoje, às 18h45. A mensagem do pastor da IBC no último domingo enfatizou o milagre que aconteceu no toque da mulher, que tinha consumido todos os seus recursos com médicos para ser afinal declarada incurável.

Em sua reflexão, fazendo a leitura e comentando o texto, pastor Lon fez ver que, ao ouvir falar das curas operadas por Jesus, a mulher encheu-se de esperança. Teve a certeza de que se tão-somente pudesse ir ter com Ele, havia de receber a saúde. Fraca e sofrendo muito, ela chegou à beira-mar onde Jesus estava ensinando. Tentou romper a multidão, mas não conseguiu. Começara a desesperar quando, abrindo caminho por entre o povo, Jesus chegou perto de onde ela se achava. Ali estava a áurea oportunidade. Achava-se em presença do grande Médico! Mas não podia lhe falar, nem vê-lo senão de relance porque era grande a confusão.

Temendo perder seu único ensejo de cura, forcejou por adiantar-se, dizendo de si para si: ‘Se eu tão-somente tocar-lhe o seu vestido, ficarei sã’. Quando Jesus ia passando, ela avançou, conseguindo tocar-lhe de leve na orla do vestido. No mesmo instante sentiu que estava sã. Concentrara-se, naquele simples toque, toda a fé de sua vida e, num momento, a doença e a fraqueza deram lugar ao vigor da perfeita saúde. Cheia de gratidão, a mulher tentou retirar-se dentre a multidão.

Mas Jesus deteve-se de repente, e o povo parou com Ele. Voltou-se e, numa voz distintamente ouvida acima do burburinho da turba, indagou: ‘Quem é que me tocou?’ Pedro, sempre pronto a falar, disse: ‘Mestre, a multidão de aperta e te oprime, e dizes: quem é que me tocou?’ Jesus respondeu: ‘Alguém me tocou, porque bem conheci que de Mim saiu virtude’. O salvador podia distinguir o toque da fé do casual contato da multidão descuidadosa.

Essa confiança não devia passar sem comentário. Queria dirigir à humilde mulher palavras de conforto, que lhe serviriam de fonte de alegria. Olhando para a mulher, Jesus insistiu em saber quem o tocara. Vendo ela que era inútil querer ocultar-se adiantou-se tremendo e lançou-se-lhe aos pés. Com lágrimas de gratidão, contou a história de seus sofrimentos e como encontrara alívio. Jesus disse brandamente: “Tem bom ânimo, filha, tua fé te salvou; vai em paz”.

É a terceira semana seguida que o pastor da IBC fala sobre milagres na série de mensagens “Encontrando-se com Jesus nos caminhos da vida”. No primeiro domingo o tema foi a cura do endemoniado de Gadara (Lucas 8.27-39). O objetivo das reflexões, além de relembrar fatos bíblicos que marcaram o ministério de Jesus e transformaram a vida daqueles que se encontraram com Ele, é conduzir pessoas que não buscam a presença do Filho de Deus em suas vidas a conhecer a soberania de Cristo e confiar Nele como seu Senhor e Salvador. O templo da IBC fica no antigo boliche, no Stella Maris, em Jatiúca.

Fonte: Raimundo Gomes/Divulgação

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos