Alagoano 2010: clubes terão que se adequar à nova legislação

Uma reunião realizada na manhã desta sexta-feira, dia 9, no Ministério Público Estadual, reunindo a Federação Alagoana de Futebol (FAF), Comissão de Arbitragem, Polícia Militar, Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros, além de representantes de clubes, deve resultar na elaboração de um termo de ajustamento de conduta (TAC) para garantir a adequação do Campeonato Alagoano de Futebol de 2010 à nova legislação esportiva.

A legislação, que entra em vigor no dia 17 de outubro, estabelece novas exigências para as praças esportivas do país e todos os estádios alagoanos deverão se adequar às novas regras, caso contrário não poderão sediar jogos da competição. Em entrevista à imprensa, o presidente da FAF, Gustavo Feijó, relembrou os problemas enfrentados no ano passado, quando vários clubes tiveram seus estádios vetados por não possuírem os certificados dos órgãos competentes. “Acabou a era do arrumadinho, do jeitinho brasileiro, os estádios alagoanos terão que cumprir todas as exigências”, frisou Feijó.

Atualmente, das 22 praças esportivas do Estado, apenas os estádios das cidades de Coruripe (Gerson Amaral), Santana do Ipanema (Arnon de Mello) e Murici (José Gomes da Costa) estão aptos – com ressalvas – a receber partidas oficiais. As duas principais praças – Estádio Rei Pelé e Coaracy da Mata Fonseca – estão passando por reformas estruturais.

Na reunião de hoje, os dirigentes e cartolas foram informados das exigências de apresentação de quatro laudos (Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Vigilância Sanitária e Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura) até o dia 13 de dezembro deste ano, exatos 30 dias antes do início do campeonato que reúne os dez melhores clubes de Alagoas. Caso o Penedense seja reincluído na Série A, o torneio contará com 11 clubes.

Entre as novas regras consta, também, a proibição de comercialização e consumo de bebida alcoólica no estádio e no seu entorno, conforme determinação da Federação Internacional de Futebol (FIFA). A proibição vale a partir de quatro horas antes do jogo.

De acordo com o promotor Max Martins, da Promotoria de Justiça Coletiva Especializada de Defesa do Consumidor, a reunião visa garantir que a edição do Alagoano de 2010 não apresente os mesmos problemas verificados na edição deste ano, quando estádios foram interditados durante a competição e partidas tiveram que ser remarcadas para outros locais. “O Ministério Público visa, sobretudo, garantir a segurança da população nos eventos esportivos”, destacou.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos