Renan chama de “espetáculo da produção” a safra recorde de feijão

Marcos CésarEm Santana do Ipanema, Renan cumprimenta produtores de feijão

Em Santana do Ipanema, Renan cumprimenta produtores de feijão

O senador Ranan Calheiros (PMDB) definiu como “o espetáculo da produção” a safra recorde de feijão dos produtores de Santana do Ipanema que foi adquirida pelo governo federal por meio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). São 38 mil sacras de grãos colhidas até agora e deverá atingir 50 mil sacas até o final da colheita, no mês de dezembro, beneficiando cerca de dois mil produtores da região, o que representa um total de 20 mil sertanejos.

A estimativa do superintendente da Conab em Alagoas, Elizeu Rêgo, é de que a atual safra tenha sido 20 vezes melhor que a do ano passado, o que torna o município de Santana do Ipanema o maior produtor de grãos de feijão em Alagoas. "Não basta fazermos as leis; temos que verificar in loco, como isto caminha", resumiu Renan, informando que já está negociando, junto ao governo federal, a implantação de mais cinco pólos de compra junto aos produtores do Estado. Para tanto, o senador destacou o empenho do presidente Lula em atender todos os programas de agricultura para que o setor alcance sua melhor performance produtiva de todos os tempos.

"O programa de agricultura familiar é responsável por uma grande parcela da nossa exportação", observou Renan, colocando que a Conab em Alagoas é uma referência para todo o Nordeste e que a região tem recebido especial atenção do presidente da República, “um nordestino que não esquece suas raízes, o compromisso com os seus conterrâneos, que não tiveram o mesmo tratamento em gestões anteriores”, reforçou o senador.

Ao lado do deputado federal Joaquim Beltrão (PMDB), o líder do PMDB no Senado participou da reunião com o presidente do Sindicato dos Produtores e da Federação dos Agricultores no município, Miguel Caetano e Antônio Vitorino, respectivamente, onde ouviu atentamente os pleitos dos pequenos agricultores de todo o Sertão, que solicitaram a garantia de grãos já para a próxima safra, entre outras solicitações.

O senador desatacou a importância do encontro, onde também estiveram presentes prefeitos e representantes de sindicatos da região enaltecendo o grande momento da agricultura no Estado. Como líder do maior partido no Senado, amigo muito íntimo do presidente da República e, ainda, como ex-ministro da Justiça, o senador disse que tem aproveitado essas prerrogativas que lhe são favoráveis para transformá-las em oportunidade de ajudar seu Estado com a aprovação de emendas e projetos na esfera federal.

“O presidente Lula tem distinguido Alagoas com recursos para todas as áreas e dando respaldo ao nosso compromisso em ajudar e fortalecer o trabalho da Fetag, do Sindicato e das associações comunitárias ligadas ao setor agrícola. E o mais importante vai ser a distribuição de sementes em todas as comunidades, no tempo certo", finalizou o senador.

Aniversário de Arapiraca

No início da tarde, o senador Renan Calheiros participou, juntamente com o prefeito Luciano Barbosa (PMDB) e deputado federal Benedito de Lira (PP) das festividades alusivas aos 85 anos de emancipação política do município de Arapiraca, prestigiando o desfile cívico com a participação das bandas do Exército – que abriu o desfile –, Bandas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos