Prévias carnavalescas agitam final de semana em Maceió

Ailton Cruz/Agência AlagoasAilton Cruz/Agência Alagoas

O carnaval em Alagoas começa uma semana antes do sábado de Zé Pereira. O aquecimento para a folia de Momo começa nesta sexta-feira (06), com o “Jaraguá Folia”. O Museu da Imagem e do Som de Alagoas (MISA) está preparado para receber os foliões da 15ª edição da prévia carnavalesca realizada no boêmio e histórico bairro.

Esse ano, a decoração é do artista plástico Achilles Escobar com assistência de Chico Simas. Com o tema “Os bons carnavais”, o Misa foi decorado com máscaras que relembram os bailes carnavalescos e também a cultura alagoana, com a presença de chita e franjas.

“Já é uma tradição de mais de uma década o Misa ficar decorado e iluminado para o carnaval e para receber os foliões e agremiações”, afirma Fernando Lobo, diretor do Museu. O tradicional desfile de blocos ao som de frevo pelas ruas do bairro que dá nome à festa começa é encerrado em frente ao Museu.

O desenvolvimento da decoração contou com a participação de jovens e adolescentes integrantes do projeto social de Achilles Escobar. Utilizando a técnica de papel colê e machê e o trabalho de pintura manual, o artista plástico fez uso de material reciclável para elaborar as peças decorativas. “A inspiração foi nos antigos carnavais de salão, trazendo também os traços da cultura popular alagoana. Foi uma responsabilidade muito grande decorar o Museu, sem interferir no conjunto arquitetônico e danificar a estrutura”, detalhou Achilles.

As prévias carnavalescas continuam no sábado (07), logo cedo, o bloco Pinto da Madrugada, arrasta milhares de foliões, pela orla marítima de Maceió. Com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura, o maior bloco de rua de Alagoas desfila da praia da Pajuçara à Ponta Verde. A organização do evento garante muitas orquestras de frevo durante o trajeto.

Fonte: Teresa Machado

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos