Vilela visita ferrovia em Arapiraca

O governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) visita nesta segunda-feira, dia 18, trechos recuperados da malha ferroviária do Estado, sobretudo, no trecho entre os municípios de Arapiraca e Palmeira dos Índios. A visita do governador, em companhia do secretário do Desenvolvimento Econômico, Energia e Logística, Luiz Otavio Gomes, está prevista para as 10 horas. No município de Arapiraca a comitiva vai fiscalizar o andamento das obras de recuperação da linha férrea, que ainda passa pelo município de Igaci.

“O resgate da ferrovia é um compromisso estabelecido enquanto político, e a retomada de seu funcionamento é uma sinalização que Alagoas está no rumo certo do desenvolvimento”, declarou o governador. Segundo ele, a estrada de ferro deve incrementar a economia, distribuindo de forma mais barata a produção dos comerciantes e produtores do Agreste alagoano.

Acompanhado de autoridades locais, o governador vai vistoriar as obras utilizando um auto-linha (trem de carga com capacidade para seis lugares) saindo originalmente de Arapiraca, passando por Igaci, e finalizando a viagem em Palmeira dos Índios.

Histórico — Em outubro de 2007, o governador lançou, em Arapiraca, a pedra fundamental das obras de reativação das linhas férreas alagoanas. A malha ferroviária passa por diversos municípios alagoanos, como São José da Laje, União dos Palmares, Branquinha, Murici, Rio Largo, Atalaia, Capela, Cajueiro, Viçosa, Paulo Jacinto, Quebrangulo, Palmeira dos índios, Arapiraca, Campo Grande, e Porto Real do Colégio.

Na obra, a Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN) está investindo inicialmente recursos da ordem de R$ 70 milhões, gerando 600 postos de trabalhos. Do total de 350 Km, já foram restaurados mais de 100 Km. As cidades de Arapiraca, Palmeira dos índios, Viçosa, Quebrangulo, Capela, e Cajueiro já possuem trechos recuperados.

Segundo o secretário Luiz Otavio Gomes, do Desenvolvimento Econômico, essa obra é de grande importância, pois é realizada com recurso privado, o que significa que o investidor acredita no potencial de Alagoas. “Depois de recuperada, a linha férrea irá proporcionar ao empresário uma diminuição de até 40% no custo do transporte”, afirma o secretário, destacando que esse sistema ferroviário irá beneficiar diretamente empreendimentos do setores de cimento, mineração, fertilizantes, aço e sucroalcooleiro da região.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos