Artesões de Arapiraca expandem negócios

A Associação dos Artesãos do Agreste Alagoano (Agreal), que desde o ano passado utiliza o prédio da antiga sede da Secretaria de Finanças para divulgação e exposição dos trabalhos de seus associados, ampliou o horário de atendimento em virtude da grande demanda provocada, sobretudo, pelo período de férias.

“Temos recebido a visita de turistas de diversos lugares do país. Além disso, é muito comum que vendedores que trabalham na região nos procurem em busca de lembranças da cidade”, comentou a presidente da associação, Meire Vânia. Os “Guerreiros da Arte”, como são conhecidos, já somam mais de cinqüenta associados e têm representantes de cidades como Traipú, Lagoa da Canoa, Coité do Nóia e Feira Grande.

O grupo trabalha no local de 8 às 21 horas, com os próprios artistas fazendo atendimento ao público, obedecendo a uma escala de três turnos. “A presença do artista durante a venda é muito importante, valoriza o produto”, diz a presidente. Durante o revezamento participam seis artesãos. “O cumprimento do horário é obrigatório apenas para os que têm peças em exposição”, acrescentou.

O uso do espaço pela Agreal foi uma determinação do próprio prefeito Luciano Barbosa (PMDB). “Esse apoio foi muito importante”, destacou Meire. No hall do prédio, localizado na Praça Luiz Pereira Lima, centro da cidade, é possível comprar muitas variedades do artesanato da região.

A venda das peças é revertida integralmente para o autor, com exceção dos artistas que não fazem plantão, como os que moram em outras cidades. Deles é extraído um percentual de 10%, destinado às despesas da Agreal.

Capacitação

Atualmente o grupo participa de um curso de capacitação promovido pela Eletrobrás. Através do “Artesão Cidadão” os associados têm aulas de Gestão, Associativismo e Design. Segundo Meire Vânia, o resultado será uma revolução na “arte de fazer arte” na região.

“Mudamos conceito, o foco. Estamos buscando uma identidade voltada para nossa história, nossas raízes”, comentou. Mudanças que o público poderá apreciar – e consumir- já a partir de março, quando será realizada uma feira de lançamento.

Mas enquanto as novidades não chegam o público continua investindo em peças que, muitas vezes, retratam a atual auto-estima da população da cidade. É comum encontrar objetos exaltando a cultura local, como o plantio de fumo. Os turistas também têm levado recordações com frases de exaltação a terra do fumo, a exemplo de “Arapiraca, minha paixão”.

Funcionando de segunda a sábado, a feira consegue participar simultaneamente de eventos em outras cidades, sem prejudicar o trabalho da sede. Para este final de semana já está garantida a presença do grupo na festa de São Sebastião, na cidade de Limoeiro. Durante dez dias os artesãos estarão atendendo públicos distintos. “Deus têm nos ajudado muito”, comemorou Meire.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos