Deputado defende iplementação de Políticas públicas para portadores de deficiência

Elaine Rodrigues/ArquivoHomenagem ao deputado federal eleito Gerônimo Cerqueira

Homenagem ao deputado federal eleito Gerônimo Cerqueira

Em reunião realizada hoje com representantes da FEDEFAL (Federação Estadual de Entidades de portadores de deficiência em Alagoas) o deputado federal Gerônimo Ciqueira (PFL), garantiu implementações, em Alagoas, de políticas públicas em defesa dos portadores de deficiência. “Vou trabalhar para implementar políticas públicas no que se refere às áreas da saúde, educação, assistência social, transporte e trabalho”, destacou.

Gerônimo destacou, durante a reunião, a importância da organização e do comprometimento das instituições, tanto na questão legal como também em projetos, para receber o apoio e recursos do governo federal. “É preciso traçar prioridades de trabalho, regulamentar as associações e desenvolver projetos, pois só assim poderemos incluir os municípios alagoanos na agenda dos recursos federais”, explicou.

Outro tema que deve ser levado à discussão em Brasília, por Gerônimo é a redução dos recursos destinados a Alagoas na área de órteses e próteses, que caiu de R$ 208 mil por mês para R$ 92 mil.

Segundo o parlamentar não se tem como manter um tratamento de reabilitação, se não tem recursos na área de órteses e próteses, tento em vista que ambos tratamentos são complementares. “Como posso reabilitar um paciente que precisa receber uma perna mecânica ou até mesmo uma cadeira de rodas, e não tem como adquiri-los”, questionou Gerônimo acrescentando que a ADEFAL distribuía cerca de 100 próteses mês e com a redução dos recursos passou para 16 próteses.

Ao avaliar o resultado da reunião Gerônimo destacou a importância da mesma para traçar as principais metas de trabalho durante seu mandato.“Sei que temos grandes lutas pela frente e a principal delas é a melhora e ampliação do sistema de saúde através da implementação da Rede Estadual de atenção à saúde de pessoas portadoras de deficiências”, destacou.

Como deputado federal, gerônimo encontrará em tramitação na Casa, o Estatuto das pessoas com deficiência, projeto que reuni as principais Leis Federais. Segundo o parlamentar além de aprovar os Leis, é preciso um maior engajamento dos governos na efetivação e principalmente no cumprimento das mesmas. “Estamos contemplados pela Legislação precisamos agora, apenas que elas saiam do papel e passem para a prática”, finalizou Gerônimo.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos