Juíza resgata cultura de folguedo popular

A cidade de Murici, distante 50 quilômetros da capital, vive um momento de resgate da cultura dos folguedos populares, a Juíza de Direito da Comarca de Murici, Aída Cristina Lins Antunes, é a responsável pelo resgate do Pastoril.

Pela primeira vez, uma magistrada idealiza tal obra, com o intuito de trazer de volta a grandeza e o brilho desta dança típica de nossa cultura.

“Quando criança cheguei a ensaiar em um pastoril mas nunca tive a oportunidade de mim apresentar, no entanto tenho hoje a alegria de juntos com as mães de Murici, incentivar as crianças para valorização de nossa cultura” afirma Aída.

O Pastoril das Crianças de Murici, como a responsável pelo Poder Judiciário local, gosta de assim intitular, é formado por crianças de 6 à 11 anos de idade, todas da cidade, que ensaiam com todo entusiasmo os passos e as jornadas (músicas próprias do pastoril).

Ainda segundo a magistrada, “os nossos folguedos estão morrendo, os mestres estão desaparecendo, e como vamos ficar? Alagoas é um estado pequeno da federação, mas rico em cultura, com pessoas que são verdadeiros baluartes de obras e reais incentivadores da arte popular”.

Cultura

A cidade de Murici, já tem a cultura da Cavalhada, que em todas as festas dos Santos padroeiros se apresenta. Tem o Guerreiro e o coco-de-roda, resgatados pela primeira dama do município, Renata Pires.

A juíza Aída Antunes, é uma magistrada que mora na Comarca onde trabalha, convivendo com seu povo e compartilhando do dia-a-dia da população.

“Esta idealização da juíza de Murici, deveria ser seguida por muitos outros, quer seja eles juizes, promotores ou não, o importante é a valorização cultural, o incentivo às futuras gerações” declara Cícero Gomes , que é diretor de cultura do município.

Apresentação

O Pastoril das Crianças de Murici se apresentará pela primeira vez, na noite do próximo domingo, dia 28, em Homenagem a padroeira de Murici, Nossa Senhora da Graça, logo após a Missa Dominical na Praça da Matriz.

Foi vendo a necessidade para que a nossa cultura não esmoreça, que Aída Cristina Lins Antunes, tomou tal iniciativa, que estar dando certo, e que a população de Murici, se orgulha em te-la como juíza da comarca .

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos