Incra será parceiro em obras de abastecimento de água no Sertão de AL

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Alagoas vai ser parceiro da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do Parnaíba e São Francisco (Codevasf) num projeto para obras de abastecimento de água em dois assentamentos da reforma agrária no município de Piranhas, no Sertão alagoano.

O primeiro contato para a viabilização da parceria foi feito hoje (25) na sede do órgão em Maceió, durante reunião entre o superintendente regional da Codevasf, Antônio Nelson Azevedo e o superintendente do Incra em Alagoas, Gilberto Coutinho.

Serão atendidos os assentamentos Antônio Conselheiro e Margarida Alves, onde estão assentadas cerca de 120 famílias. De acordo com Azevedo, o projeto prevê a construção de uma adutora, com custo estimado em R$ 470 mil, e a água será destinada unicamente para o consumo humano. As obras serão realizadas com recursos do governo federal, mas o projeto também prevê a contrapartida do município, em valor ainda a ser estabelecido.

Caberá ao Incra cuidar de toda a operacionalização das obras nos assentamentos. O órgão também deverá firmar parceria com a Codevasf para a elaboração de projetos com a mesma finalidade em toda a região do baixo São Francisco, onde há cerca de 20 assentamentos da reforma agrária. Segundo o superintendente regional da Codevasf, o principal objetivo das ações é buscar o desenvolvimento da região do rio São Francisco, oferecendo melhores condições estruturais para as populações ribeirinhas.

Uma nova reunião para a discussão do tema e posterior efetivação da parceira será realizada nas próximas semanas, desta vez contando também com a participação da Prefeitura de Piranhas. Da reunião de hoje, também participaram o chefe do setor de infra-estrutura do Incra-AL, o engenheiro Marcos André Teixeira e o gerente regional de infra-estrutura e irrigação da Codevasf, Luis Alberto.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos