Asplana promove palestra para esclarecer formação do preço da cana-de-açúcar

Sionelly Leite/Alagoas24horasSionelly Leite/Alagoas24horas

A Associação dos Plantadores de Cana de Alagoas (Asplana) promove, hoje, palestra para esclarecer os fornecedores de cana alagoanos acerca do processo de formação do preço da tonelada de cana. O evento começa às 9h, no Hotel Enseada, na Pajuçara.

A palestra será ministrada por Heloisa Lee Burnquist, pesquisadora da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), de Piracicaba (SP), ligada à Universidade de São Paulo (USP). Engenheira-agrônoma pela USP, Burnquist é Ph.D em Economia pela Cornell University (EUA), sendo responsável pelo levantamento e elaboração dos indicadores de preços do açúcar e do álcool para o Estado.

Em sua apresentação, a pesquisadora vai detalhar todos os procedimentos que levam à formação desses preços e, conseqüentemente, sua influência no cálculo do preço pago pela tonelada de cana aos produtores.

“Vivemos uma nova realidade no setor, com desregulamentação de preços e mercados, intensificação das exportações, aumento do interesse pelos bicombustíveis e perspectiva de crescimento nos próximos anos. É importante que o produtor compreenda esse cenário e conheça as regras do sistema Consecana”, disse Burnquist, referindo-se ao sistema que define o pagamento da cana para o fornecedor.

Para o diretor técnico da Asplana, Antônio Rosário, a palestra será uma oportunidade para que os produtores de cana possam negociar sua matéria-prima a um melhor preço. “O que aprenderemos nessa palestra será muito útil e pretendemos repassar essas informações para outros fornecedores, seja em outras palestras ou pelo contato direto com o produtor no campo”, adianta.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos