Camila apresenta situação financeira e pede apoio à Secretaria de Agricultura

O presidente da Cooperativa Agropecuária de Major Isidoro Ltda (Camila), Avânio Feitosa, se reuniu ontem com o secretário de Agricultura, Alexandre Toledo, na sede da secretaria. A pauta discutida foi a situação atual da Camila e como o governo do Estado pode ajudar a cooperativa a se fortalecer.

Avânio Feitosa levou ao secretário a situação encontrada pela atual diretoria após 28 anos de uma mesma administração: uma série de dívidas, que prejudicam o crescimento e desenvolvimento da cooperativa. Feitosa também destacou para Toledo a importância que a Camila tem, principalmente para os pequenos produtores da Bacia Leiteira de Alagoas.
“O trabalho feito pela Camila sustenta e ajuda muitas famílias carentes, de pequenos produtores do Sertão”, disse. Ele apresentou a Alexandre Toledo dois pleitos: administração da cooperativa dividida com o governo do Estado e parceria do Estado para a aquisição do leite da Camila como alimento para programas sociais.

O primeiro teria o Banco do Nordeste também como parceiro, que é hoje o maior financiador de crédito da Camila e com quem a cooperativa possui uma dívida, considerada por Feitosa inviável de ser paga. O segundo pleito seria transformar o governo em cliente da Camila, comprando os produtos e possivelmente repassando-os para escolas e instituições sociais. “A Camila agora é uma questão estadual também”, declarou Feitosa.

Situação crítica

O secretário Alexandre Toledo respondeu aos pedidos de Feitosa dizendo-se preocupado também com a situação da Camila e pronto para ajudar. “Estamos cientes de que a Camila precisa de nós e o Estado precisa da Camila”, disse Toledo, referindo-se à possibilidade do fim da cooperativa. “Seria um caos. Quem iria captar o leite que a Camila capta?”, questionou.

Porém, Toledo disse que não há como assumir compromissos por causa da situação financeira do Estado, a qual ele considera “crítica”. “O governador Téo Vilela recebeu o Estado quase falido”, afirmou. Uma saída proposta por ele é uma possível integração da Camila ao Programa do Leite, que possui recursos também do governo federal e deve ser ampliado este ano. Atualmente, o comando do Programa é cargo da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA).

No fim, ficou a esperança e confiança da Camila em uma resolução por parte do governo. “Fomos bem recebidos e entendemos a situação financeira atual do Estado. Esperamos poder contar com o apoio do governo o mais rápido possível”, disse Avânio Feitosa. Também ficou acertado que o presidente da Camila vai buscar se reunir com a CPLA para avaliar a possibilidade da integração da cooperativa ao Programa do Leite.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos