Vice-presidente representa AMA em debate sobre assistência social

O governo do Estado promove amanhã e quarta, dia 7, o 1º Encontro Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social, que será aberto pelo governador Teotonio Vilela Filho e a secretária de Assistência Social, Solange Jurema. O evento reunirá em Maceió representantes dos governos federal, estadual e das prefeituras alagoanas. O principal objetivo é discutir a implantação do Sistema Único de Assistência Social (Suas) em todo o Estado.

O vice-presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Marcelo Souto, representará a associação nos debates a presidente do Conselho Estadual dos Gestores Municipais de Assistência Social. Entre os temas a serem discutidos estão os desafios para a consolidação do Sistema Unificado da Assistência Social (Suas) na perspectiva dos governos federal, estadual e municipais; gestão descentralizada; os desafios para a consolidação do Suas e o papel dos municípios, entre outros.

"É fundamental a participação de técnicos de todos os municípios. Precisamos fazer um mutirão para criar uma nova realidade social em Alagoas", declarou a secretária Solange Jurema. Ela disse ainda que é necessário que todos assumam esse desafio, viabilizando a implantação do Suas, porque, ao ser implementado, vai garantir a política social como direito e direcionar sua atuação na família, além de descentralizar as atividades da área.

A abertura será terça-feira, às 9 horas, no auditório do Palácio República dos Palmares, e terá a participação da secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Helena Carvalho Lopes, representando o ministro Patrus Ananias, e do presidente nacional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), Marcelo Garcia.

Na estratégia de trabalho do Suas, os municípios são os gestores dessa política e têm como responsabilidade assegurar a proteção social às famílias e aos indivíduos, dando eficácia às ações de assistência social, além de responder mais rápido às demandas em suas comunidades.

“Esse encontro é importante, também, porque a Secretaria de Assistência Social do Estado tem a função de articular todas as políticas sociais, no sentido de obter o desenvolvimento dessas ações de forma integrada. Nós vamos discutir o SUAS; o papel a ser desempenhado pelos municípios e acompanhar a implantação do sistema, tanto nos resultados positivos, como nas deficiências que possam aparecer”, ressaltou Solange. "Queremos mudar a realidade de todos os municípios, por isso é imprescindível esse trabalho conjunto", ressaltou,

Na quarta-feira, durante toda manhã, haverá reunião de trabalho entre técnicos do Ministério do Desenvolvimento Social e técnicos da Secretaria Estadual de Assistência Social. À tarde, os representantes dos municípios e das entidades participantes do encontro podem obter mais detalhes sobre os programas, no plantão tira-dúvidas, montado na sede da secretaria.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos