Operação leva água a dez municípios; 32 estão em situação de emergência

“Água com cultura” é o slogan da Operação carro-pipa, que distribuirá água a dez municípios alagoanos, a partir desta terça-feira. Os trabalhos serão feitos por cerca de 35 pipeiros cadastrados pelo 59º Batalhão da Infantaria Motorizada.

De acordo com o coordenador da operação, o capitão Márcio Costa, o cadastro ainda está sendo feito, em Santana do Ipanema. “Temos 20 pipeiros e esperamos cadastrar pelo menos outros 15 no interior. Mesmo assim, o abastecimento dos municípios começa amanhã”, garantiu o capitão.

Os municípios contemplados pelo programa do Governo Federal são Água Branca, Canapi, Carneiros, Inhapi, Mata Grande, Olho d’Água do Casado, Pão de Açúcar, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema e Senador Rui Palmeira.

“Os pipeiros pegarão a água em dois mananciais da Casal, em Olho d’Água das Flores e Delmiro Gouveia. Depois, eles seguem para os povoados nos municípios. Lá eles são fiscalizados por equipes do Exército, pela população e pelo responsável do município, que precisa assinar um documento depois que a água for distribuída”, explicou o responsável pela operação.

Água com cultura

Neste ano, o slogan da operação é “Água com Cultura”. Segundo o capitão Márcio Costa, além da água, os municípios poderão ver apresentações de bandas de música, palestras educativas e outras atividades culturais.

“Nós mantivemos contato com equipes da Polícia Federal, que falarão sobre drogas, e também estamos vendo outras atividades. Amanhã começamos os trabalhos e, a partir da próxima semana, começamos a parte cultural”, afirmou o coordenador da Operação carro-pipa.

Situação de Emergência

De acordo com a Coordenação de Defesa Civil de Alagoas, atualmente, 32 municípios do Estado decretou situação de emergência devido à falta de chuva.

Os dez primeiros que decretaram a situação de emergência já foram reconhecidos pelo Governo Federal e receberão água na Operação carro-pipa. Outros 18 estão em fase de análise, em Brasília.

Na semana passada, outros quatro municípios – Belo Monte, Olivença, Minador do Negrão e Girau do Ponciano – tiveram a situação de emergência homologada pelo Governo Estadual e, extra-oficialmente, os técnicos da Defesa Civil tiveram o contato de mais dois municípios – Monteirópolis e Quebrangulo – que também devem pedir ajuda do Governo Federal para diminuir os problemas com a seca.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos