Governo vai fazer concurso público para a Adeal

O governo do Estado anunciou a realização, em data ainda ser definida, de concurso público para preenchimento de vagas na Agência de Defesa e Inspeção e Agropecuária de Alagoas (Adeal). A iniciativa visa cumprir uma das exigências do Ministério da Agricultura para que Alagoas saia da zona de risco desconhecido para a febre aftosa. A informação é do diretor-geral da Adeal, Hiberno Cavalcante.

“O concurso público é a exigência número do ministério para que Alagoas possa alcançar um estatus sanitário melhor. Atualmente, contamos com funcionários temporários, mas o ministério só quer servidores efetivos”, explicou o diretor, acrescentado que o governo tem desenvolvido diversas ações visando tirar o Estado da zona de risco desconhecido para a doença.

Segundo Hibernon, o cronograma elaborado pela Adeal e enviado ao Mistério da Agricultura já foi homologado e será cumprindo, rigorosamente, para que no inicio do segundo semestre seja solicitada uma vistoria técnica definitiva do ministério ao Estado.

Segundo o diretor, a agência tem fiscalizado intensamente o controle do trânsito de animais. Durante uma reunião com prefeitos na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hibernon Cavalcante solicitou que eles garantam o cumprimento de um dos itens portaria 121, do Ministério da Agricultura, que exige a Guia de Trânsito Animal para os animais que são abatidos nos matadouros municipais.

“O trabalho que o governo vem desenvolvendo é muito importante, mas os produtores precisam colaborar, vacinando e entregando a declaração, que é fundamental nesse processo”, comentou Hibernon, ressaltando que também é prioridade que os escritórios locais de informações sejam bem equipados.

Os recursos para melhorar a estruturação da Adeal estão garantidos e o governador Teotonio Vilela Filho tem compromisso de tirar Alagoas da zona de risco desconhecido para a febre aftosa. Estamos empenhados e fazendo as coisas de forma transparente e sustentável para qualquer auditoria futura”, finalizou.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos