Encontro discute sistema de cotas para pessoas especiais no mercado de trabalho

Uma mesa-redonda às 14h de hoje, no auditório da DRT (Delegacia Regional do Trabalho), irá discutir a capacitação profissional de pessoas especiais em Alagoas. Promovido pela AAPPE (Associação de Amigos e Pais de Pessoas Especiais), o evento dá continuidade a uma série de palestras que teve início na última segunda-feira e prosseguirá até a próxima sexta.

No tema de hoje, será discutido o cumprimento da Lei n0 8.213, conhecida como Lei de Cotas. Criada em 1991 e regulamentada por decreto em 1999, a lei é um marco divisor no esforço de inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Ao tornar obrigatória, para empresas com mais de cem funcionários, a reserva de 2% a 5% das vagas para indivíduos antes marginalizados nos processos de recrutamento e seleção, essa lei contribuiu para acelerar o processo de inclusão social e provocou empresas e organizações de terceiro setor a se especializarem na capacitação profissional e na colocação desse público.

O evento de hoje faz parte das comemorações dos 20 anos de fundação da AAPPE, fundada em 1987 – por um grupo de profissionais e familiares – com o objetivo de contribuir para melhoria da qualidade de vida da comunidade surda e, progressivamente, tornar-se um centro de referência em educação para surdos.

Para isso, desenvolve uma série de projetos voltados para questões educacionais, sociais, lingüísticos, comunicacionais e profissionais na área de surdez. A APPAE oferece, entre outras atividades, aulas para surdos, com profissionais capacitados, ensino e interpretação de libras, atividades esportivas e culturais, garantindo o convívio e comunicação entre surdos e ouvintes.

Fonte: Carlos Nealdo

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos