AMA estimula a criação de comissões nos municípios para acompanhar censo

A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) será parceira do IBGE na contagem da população e no censo agropecuário 2007 que começa a recolher os dados domiciliares dos 102 municípios. Este ano, a pesquisa será totalmente informatizada.

A pesquisa será importante para o cálculo do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Em localidades com mais de 170 mil habitantes, a cota do FPM é fixa. Mas, nos municípios menores, que são 81% do total, varia conforme a população. Já o Censo Agropecuário irá visitar todos os estabelecimentos agropecuários do Estado.

A parceria entre as duas instituições será fechada segunda-feira, 5, durante a reunião da entidade. O chefe da unidade estadual do IBGE, André Luis Figueredo da Silva, e toda a equipe técnica vão apresentar aos prefeitos a metodologia de todo o projeto a ser desenvolvido. O IBGE quer fazer uma cobertura plena das cidades alagoanas, recenseando toda a população.

Segundo o presidente da AMA, prefeito Jarbas Omena Filho, a associação vai estimular a criação de comissões municipais para auxiliar o trabalho dos recenseadores, acompanhando os números para garantir transparência e evitar possíveis equívocos na hora da tabulação dos números.

No último censo, ocorrido em 2000, muitos municípios questionaram os números da pesquisa, principalmente porque com queda na população perderam recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Os censos populacionais produzem informações imprescindíveis para a definição de políticas públicas e a tomada de decisões de investimento, sejam eles provenientes da iniciativa privada ou de qualquer nível de governo, e constituem a única fonte de referência sobre a situação de vida da população nos municípios e em seus recortes internos, como distritos, bairros e localidades, rurais ou urbanas, cujas realidades dependem de seus resultados para serem conhecidas e terem seus dados atualizados.

A realização do censo demográfico e agropecuário vai mostrar a realidade atual dos municípios alagoanos para que os prefeitos possam programar ações com dados atualizados.

Fonte: AMA

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos