Governo homologa decreto de situação de emergência em Penedo

O governador Teotonio Vilela Filho homologou o decreto de situação de emergência do município de Penedo, em virtude das enchentes provocadas pelo aumento da vazão do rio São Francisco.

O documento segue agora para reconhecimento da Secretaria Nacional de Defesa Civil, do Ministério da Integração Regional, que vai definir ações emergenciais para a cidade ribeirinha alagoana, onde dezenas de famílias estão desabrigadas por conta da inundação de suas casas.

“Na segunda-feira, irei a Brasília entregar em mãos o decreto de homologação ao governo federal e pedir uma ajuda emergencial para o município”, disse o coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Jadir Ferreira, acrescentando que vai solicitar a liberação de recursos para a construção de casas e recuperação de estradas vicinais e pontes avariadas.

Ele lembrou que esse tipo de ajuda emergencial ocorreu com o município de Feliz Deserto, que foi um dos mais atingidos pela chuva no ano passado. “Quando existe a destruição de casas e estradas, o governo federal envia os recursos diretamente à prefeitura para recuperar os danos físicos causados, ficando o Estado com a atribuição de fiscalizar a aplicação do dinheiro”, explicou.

No caso de Penedo, o coordenador estadual da Defesa Civil disse que a prefeitura local ainda não concluiu o levantamento dos prejuízos provocados pelo aumento do nível das águas do São Francisco. Jadir Ferreira disse ainda que muitas famílias tiveram que deixar suas casas, que foram inundadas ou destruídas pela enchente.

“Esperamos que a situação de emergência seja reconhecida pelo governo federal, a fim de que os recursos sejam liberados em caráter de urgência”, afirmou.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos