Fetag-AL repudia não cumprimento de acordo por parte do Incra

A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura no Estado de Alagoas (Fetag-AL) denuncia o não cumprimento de acordo firmado com o Incra, no mês passado. Segundo a Federação, o Incra deveria ter realizado vistoria para desapropriação da fazenda Bolão, em União dos Palmares, até a data de hoje, 13, mas o acerto não foi obedecido.

O secretário de Políticas Agrárias da Fetag-AL, Idevilso Alves, lamenta o que ele considera descaso do Incra. “Em março ocupamos a fazenda Gaiteiras, também em União dos Palmares, e a condição para nossa desocupação foi a vistoria do Incra na fazenda Bolão, no prazo máximo de 30 dias, para que ela seja desapropriada. Cumprimos nossa parte e, por isso, repudiamos a omissão do Incra”, disse.

Alves garante que as terras da fazenda Bolão são improdutivas e estão abandonadas. Apesar disso, segundo Idevilso, a fazenda poderá não ser destinada à reforma agrária. “A região é circundada por usinas. O que sabemos é que existe o interesse das terras serem arrendadas por usineiros para o plantio de cana-de-açúcar, o que as tornaria produtivas”, lamenta.

O acordo entre Fetag-AL e Incra foi firmado no Fórum Judicial de União dos Palmares, com o intermédio do oficial de Justiça, Flávio Vilela.

Reincidência

Ainda conforme denuncia o secretário de Políticas Agrárias, Idevilso Alves, essa não é a primeira vez que o Incra deixa de cumprir acordo. No ano passado, trabalhadores rurais ligados à Fetag mantiveram a fazenda Bolão ocupada por sete meses, saindo somente após mandado judicial. Na ocasião, o Incra também prometeu vistoriar as terras, mas não o fizeram.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos