Seminário debate manejo e aplicação da irrigação na cultura da cana-de-açúcar

O Comitê de Irrigação da Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil – STAB Regional Leste – realizará nos dias 18 e 19 de abril de 2007, o 2º Seminário Alagoano de Irrigação da Cana-de-Açúcar.

O evento, que irá acontecer no Centro Cultural e de Exposições de Maceió, terá a participação dos técnicos das principais unidades industriais do Nordeste. Este 2º Seminário tem como objetivo a atualização dos técnicos no manejo e na aplicação da irrigação na cana-de-açúcar. Entre o público que deverá estar presente ao evento estão técnicos agrícolas, agrônomos, gerentes agrícolas, diretores, professores e estudantes.

Irrigação

A irrigação tem se mostrado e comprovado como uma ferramenta de inovação tecnológica imprescindível para a competitividade do setor sucroalcooleiro alagoano e nordestino. Fato motivado pelos acréscimos de produtividade agroindustrial em toneladas de cana (tch) e toneladas de açúcar (tph) por unidade de área (hectare). “A irrigação vem sendo responsável pelo aumento da longevidade dos canaviais, diminuindo a frequência da reforma das áreas, o que constitui em importante redução do custo de produção, por se tratar de uma operação de custos elevados”, revela o presidente do Comitê Alagoano de Irrigação o Engenheiro Agrônomo Luiz Eugênio Costa.

A melhoria da qualidade da matéria prima entregue à indústria da cana irrigada também tem sido verificada, devido às qualidades tecnológicas superiores (quantidade de caldo por tonelada de cana moída, pureza do caldo e ATR).

Seminário

O seminário de Irrigação irá trazer as seguintes novidades para o setor: as novas modalidades de manejo da vinhaça, sub-produto da fabricação do etanol, com as experiências das usinas e de fabricantes de equipamentos para o setor; a apresentação de novas tecnologias na construção de barragens, visando a acumulação de água para o uso na irrigação da cana-de-açúcar; respostas econômicas da cultura da cana-de-açúcar à irrigação com pivot e gotejamento no nordeste.

As inscrições podem ser feitas até a próxima terça-feira, 17, através do site www.stableste.org.br ou na STAB Leste no Empresarial Leonardo Da Vinci, Rua Durval Guimarães, 1217, Salas 301 e 307A, Ponta Verde. Mais informaçôes pelo fone 3327-9632 ou fax 3327-9228.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos