Quebrangulo entra na disputa por título internacional do Unicef

Depois de ter conquistado no ano passado o prêmio brasileiro “Selo Unicef”, por investir firme em crianças e adolescentes de baixo Índice de Desenvolvimento Humano, Quebrangulo parte agora em busca de um título internacional. É que neste final de semana (sábado e domingo) a cidade estará recebendo integrantes da Caravana do Esporte e do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), inclusive com o Comitê Britânico. Eles vêm avaliar o desempenho da garotada que lida com o projeto “Fazer Valer os Direitos das Crianças e dos Adolescentes”.

É uma pesquisa, segundo a secretária municipal de Educação, Laudicéia Alves da Silva, que consiste numa campanha nacional, onde visa premiar o melhor município do país, em defesa das crianças e adolescentes com baixo índice de desenvolvimento humano; cuja premiação vem de uma Ong estrangeira, que promete apoiar o projeto durante dois anos. O projeto Fazer Valer os Direitos das Crianças e dos Adolescentes atua no desenvolvimento infantil e na educação inclusiva a cidadania dos adolescentes por meio do atendimento em ações complementares à escola.

Ele também incentiva à leitura com prática de baús de leitura fixos e itinerantes, organização de núcleos comunitários, capacitação de gestores públicos, educadores e técnicos e acompanhamento familiar, além de campanhas de mobilização social pelos direitos, amamentação e outros temas; sem falar na participação de jovens nos conselhos setoriais. “Receber o Selo Unicef significa que o município avançou mais do que outros na melhoria dos indicadores sociais”, diz o prefeito Marcelo Lima, sobre a conquista que Quebrangulo obteve em 2006, entre mais cinco municípios alagoanos.

“Estou muito otimista com relação essa visita que vai ocorrer neste final de semana. Espero que esse prêmio internacional seja nosso; até porque, temos recebido muitos elogios da turma da Caravana do Esporte, depois de sua atuação em novembro passado em Quebrangulo. Temos informação segura, dando conta que todos levaram uma boa imagem dos trabalhos sociais que são feitos por aqui”, completa o prefeito.

Vale lembrar que o Unicef Indica os municípios, coordena contatos com projetos sociais da entidade nesses locais, e avalia questionários e relatórios de impacto da ação da Caravana do Esporte, cuja atleta Ana Moser é quem comanda esses trabalhos.

Caravana do Esporte

A Caravana do Esporte é um projeto social que leva o esporte como ferramenta de educação a crianças e adolescentes de cidades de baixa renda do Brasil. Os municípios atendidos são indicados pelo Unicef, que chancela o projeto, segundo a urgência por ações direcionadas à criança e ao adolescente dessas comunidades, consideradas prioritárias por seu baixo Índice de Desenvolvimento Humano.

A ação da Caravana do Esporte é coordenada pela ESPN Brasil. A proposta metodológica é desenvolvida pelo Instituto Esporte e Educação, presidido por Ana Moser, e a equipe se completa com uma rede de atletas parceiros. Profissionais que aplicam a metodologia do esporte social por
meio de jogos educativos nas diversas modalidades esportivas como: futebol, tênis, basquete, vôlei, atletismo, judô, ginástica e canoagem.

Fonte: Edmilson Teixeira

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos