Saúde do ‘gigante alagoano’ inspira cuidados

O estudante José Cristóvão da Silva, 22 anos, considerado o homem mais alto de Alagoas, com 2,23 metros de altura, foi atendido hoje pela manhã, no Hospital Universitário, pela médica endocrinologista Celícia Maria Freitas. Após a consulta, a médica disse que a situação de saúde do “gigante alagoano” inspira cuidado. Ela recompendou que Cristóvão fosse encaminhado a um cartiologista e a um remautologista, para a realização de uma baterias de exames.

“Após a realização desses e de outros exames que já foram solicitados, é que eu poderei dar um diagnóstico preciso do quadro clínico dele”, afirmou Cecília Freita, demonstrando preocupação com o quadro geral do estudante, que está pálido e com uma acentuada curvatura da coluna, quase corcunda. Apesar de ter recebido uma dose do medicamento que inibe a produção do hormônio do crescimento, Cristóvão precisa de acompanhamento médico especial.

A situação de Cristóvão ganhou repercussão em todo o Brasil quando a impresnsa nacional divulgou o seu drama, no final do mês de março. O rapaz fez um apelo para conseguir um medicamento que custa R$ 3,2 mil a dose e ele tem que tomar pelo menos uma por mês. O rapaz, que mora no Sertão de Alagoas, não tem condições de comprar o remédio que inibe a produção do hormônio do crescimento que seu organismo continua produzindo de forma descontrolada.

Aos 13 anos, quando já tinha 1,78 metro, Cristóvão reclamava de dores de cabeça constantes. Um ano depois, a enfermeira Maria José da Silva Melo conheceu o jovem e o levou a um médico em Palmeiras dos Índios (AL). O exame constatou que o rapaz tinha um tumor na cabeça, que era a causa das fortes dores. Cristóvão passou por uma cirurgia para retirada do tumor, mas não prossegiu com o tratamento por falta de condições financeiras.

Com o apóio da prefeitura de Palmeira dos Indios, onde trabalha como estagiário da Biblioteca Graciliano Gamos e cursa a quarta série do ensino fundamental na escola Marinete Neves, Cristóvão vem conseguindo atendimento médico, mas o prefeito Albérico Cordeiro (PMDB), disse que não tem como arcar sozinho com o seu tratamento. Por isso, Cordeiro faz um apelos aos especialistas do Sul e do Sudeste para que se sensibilizem com o drama de Cristóvão e ajudem o “gigante alagoano”.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos