Seminários implantam método de Agropólo no interior de Alagoas

Desde a última segunda-feira, técnicos do governo do Estado e do Sebrae estão visitando os municípios cadastrados no Programa Agropólo Norte. Já foram visitados Novo Lino, Jundiá, Joaquim Gomes, Flexeiras, Colônia Leopoldina e Maragogi. Hoje, a programação atinge as cidades de Campestre e Jacuípe.

Segundo a gerente de Programa da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Roberta Fireman, este momento trata-se da quarta fase do Programa Agropólo Norte que consiste na realização de seminários, consulta aos participantes, preenchimento e recolhimento de formulários. “É fundamental para o êxito das ações o envolvimento e participação dos agentes dos municípios”, acrescenta a gerente.

A implantação do método de Agropólo Norte de Alagoas é acompanhada pelo consultor técnico Mário José Bracht. Durante os seminários, o engenheiro químico esclarece a metodologia e apresenta casos de sucesso das experiências de outros estados brasileiros como Bahia, Ceará, Paraná e São Paulo.

“Além do diagnóstico, com a entrega do formulário, que tem base nas informações recolhidas pelo gerente responsável de cada local, as visitas servem para sensibilizar as lideranças municipais”, acrescenta a diretora da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Joceli Fernandes. A diretora ainda destaca a grande expectativa e motivação dos participantes durante as palestras. “Observamos a importância dessas ações e a responsabilidade de todos os parceiros quanto ao desenvolvimento do interior alagoano”.

Representando o Sebrae nas visitas a alguns municípios, Rúbia Barbalho, afirma que as palestras têm a incumbência de comprometer o maior número de lideranças, “desde o prefeito até os representantes de assentamentos agrários”. “Estas ações fazem parte do início, pois outras entidades devem também aderir à implantação do Agropólo Norte”, diz Rúbia Barbalho.

Metodologia Agropolos

Desenvolvida desde o início do ano de 2007, a metodologia Agropólos trata-se de um espaço geográfico (sub-região) compreendendo uma ou mais microrregiões, no qual produtores rurais, instituições públicas e privadas desenvolvem ações integradas com o objetivo do desenvolvimento regional integrado e sustentável, priorizando as principais cadeias produtivas da região.

Além de priorizar as cadeias produtivas, identificadas pelos gerentes e representantes de cada município, concentrado assim esforços e recursos em uma atividade econômica específica, os Agropólos têm característica de fomentar a inovação tecnológica. Alguns dos objetivos do método são: definir prioridades regionais para investimento, otimizar recursos estaduais investidos nessas regiões, diminuir as desigualdades regionais, buscar o aumento da renda e oferta de empregos, dentre outros.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos