Arapiraca terá Distrito Industrial Moveleiro

O prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa (PMDB) se reúne nesta quinta-feira, no centro administrativo, com pelo menos 25 moveleiros para tratar da implantação do Distrito Industrial Moveleiro do município. Da reunião participa também a secretária da Indústria e Comércio, Silvia Patrícia.

A construção do distrito em Arapiraca tem como objetivo promover o desenvolvimento do segmento de móveis, proporcionando condições de infra-estrutura e estimulando o crescimento das indústrias que atuam na região agreste. As negociações começaram em outubro do ano passado, entre o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae-AL), a Associação do Distrito Industrial de Arapiraca (Adedia) e a Associação de Moveleiros do Agreste (Amagri). A previsão é de que até 2009 o distrito já esteja em funcionamento.

“O distrito industrial será um marco para o desenvolvimento do setor, pois reunirá condições para alavancar as empresas de móveis do agreste, podendo tornar-se, inclusive, um referencial para o país”, disse o gestor do Arranjo Produtivo Local (APL) Móveis do Agreste, Gilson Mello.

Além das empresas do setor moveleiro, o distrito deverá abrigar um centro tecnológico e uma escola de marcenaria. Segundo Gilson, a abertura da escola de marcenaria possibilitará um grande avanço para o setor, que atualmente tem na formação da de mão-de-obra especializada uma de suas maiores dificuldades.

“A mão-de-obra sempre foi um entrave para empresas moveleiras, pois à medida que o negócio cresce, falta funcionário especializado. A escola qualificará esses funcionários dando novas oportunidades para o crescimento profissional de cada um”, explica o gestor do APL.

Na última segunda-feira (16), Gilson Melo, a coordenadora do APL Móveis pelo Sebrae-AL, Zélia Azevedo, e 15 empresários do setor estiveram no local escolhido pela prefeitura para construção do distrito. O terreno mede 365 mil m² e está localizado no povoado Canaã.

“Examinamos o terreno e fomos unânimes na aprovação. É um bom local, pois fica localizado em um lugar estratégico: entre duas comunidades. Certamente os moradores também serão beneficiados com a geração de emprego e renda”, afirmou o presidente da Associação dos Moveleiros do Agreste, Mário Oliveira.

MoveExpo

Dando continuidade às ações do APL Móveis no Agreste, nos próximos dias 24 e 25 de abril cerca de 25 empresários do setor participarão de uma missão técnica à Feira Nacional de Móveis (MoveExpo), realizada em Recife (PE).

Durante a visita à feira, os moveleiros terão a oportunidade de conhecer as novas tendências do setor, promover intercâmbio com empresários de outras regiões e fornecedores de produtos, além de participar de capacitações.

Fonte: Sebrae-AL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos