Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco abre inscrições para renovação de membros

Estão abertas, até o dia 28 de maio, as inscrições para o processo de renovação dos membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF). Os Estados que compõem a Bacia já se mobilizam em torno das eleições, que irão acontecer de 2 a 14 de julho, durante as Plenárias Eleitorais Setoriais.

O processo de renovação do CBHSF conta com a participação de usuários de água da Bacia, representantes de entidades civis de recursos hídricos com atuação comprovada na bacia, povos indígenas e prefeituras. Os representantes dos poderes públicos estaduais e federais serão indicados pelas respectivas instituições.

Segundo o gerente de Programa da Semarh, engenheiro agrônomo Fernando Veras, 50 municípios alagoanos das regiões do agreste, sertão e baixo São Francisco fazem parte da Bacia, embora haja certa dúvida das comunidades no que diz respeito àqueles que não figuram na região ribeirinha.
“Muitos acham que só as cidades ribeirinhas compõem a Bacia. Mas não é isso. Todas as localidades onde existem afluentes (nascentes, riachos, rios, lagoas e várzeas) que deságuam no Rio São Francisco fazem parte desse complexo”, orienta.

Bacia Hidrográfica

A Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco possui 635 mil quilômetros quadrados, o que corresponde a mais ou menos 8% do território nacional. Abrange 503 municípios, com uma população estimada em 13 milhões de habitantes.

As vagas para o comitê em Alagoas estão distribuídas da seguinte forma: uma vaga para a Semarh (titular); uma para prefeitura (titular e suplente); uma para Casal ou Serviço Autônomo de Água e Esgoto-SAE (titular e suplente); uma para usuário de pesca (titular de Alagoas e um suplente de Sergipe); uma para instituição de ensino e pesquisa (titular e suplente) e uma para entidade civil organizada (titular e suplente).

O formulário de inscrição, bem como o edital, poderão ser obtidos na Semarh (Centro Administrativo Governamental, na Rodovia AL-101 Norte, s/n, Jacarecica, Maceió-AL) ou através do site www.cbhsaofrancisco.org.br. Os interessados também podem realizar as inscrições em Penedo, na sede da Codevasf; Delmiro Gouveia, Arapiraca e Santana do Ipanema, na sede da Casal.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos