Jovens de Pilar participam de capacitação técnica

Pelo menos 23 jovens do município de Pilar que vivem em situação de risco social, integrantes do Programa Menor Aprendiz, realizado em Alagoas com patrocínio exclusivo da Petrobras, estão participando de cursos de capacitação profissional no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em Maceió.

Em Alagoas, o projeto de inclusão social oferece capacitações nos cursos de mecânica e manutenção de equipamentos, auxiliar administrativo e tecnologia da informação. Os jovens selecionados participam de 1.056 horas de aulas teóricas e 300 horas de aulas práticas, e além do curso técnico, recebem também noções de direito social, meio-ambiente e saúde.

Segundo Givanildo Ferreira da Silva, coordenador da ONG responsável pelo projeto em Alagoas, estes cursos são fundamentais para que os jovens possam iniciar sua vida profissional. “É uma iniciativa única, muitos deles nunca tiveram acesso a informações sobre capacitação profissional e mercado de trabalho. Estamos mudando esta realidade e oferecendo uma oportunidade de mudança de vida”, avalia.

O programa Jovem Aprendiz integra o programa Petrobras Fome Zero, que tem como objetivo amenizar situações de risco social nas quais convivem milhares de jovens brasileiros, e que tem como entidades parceiras o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Fundação Abrinq, Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) e Fundação Pró-Cefet.

De acordo com o gerente do Ativo da Petrobras em Alagoas, engenheiro Samuel Guimarães Santos, durante os dois anos do programa, os jovens aprendizes possuem carteira assinada, cumprem jornada máxima diária de quatro horas e recebem salário mínimo integral, tíquete refeição, 13º salário, férias coincidindo com as do calendário escolar, vale transporte, FGTS e assistência previdenciária.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos