População da Barra Nova vive expectativa de maré alta

A Capitania dos Portos de Alagoas emitiu alerta para o perigo da ressaca, fenômeno provocado por ventos fortes, que pode produzir ondas de até 3 metros de altura no litoral do Estado.

No comunicado oficial do capitão-dos-portos Henrique Tadeu dos Santos, foi recomendado que marinas, clubes, entidades náuticas e colônia de pescadores alertassem seus associados para não entrarem no mar neste período – de sexta à segunda-feira, com pico previsto para as 21h de hoje.

Na Barra Nova, em Marechal Deodoro, a maré voltou a causar prejuízos ontem e moradores fizeram barricada com sacos de areia para tentar conter o avanço do mar. Contudo, na tarde de hoje pescadores seguem no mar alheios ao perigo e desdenhando do alerta da Marinha. “Isso é um exagero. Hoje a maré deve chegar no máximo a 2.1m, segundo a previsão do pescador Antonio Manoel, há 30 anos na profissão. As autoridades e a imprensa exageram”, desdenhou.

No carnaval deste ano, as “ondas gigantes” destruíram várias residências de veraneio na Barra Nova. À época, o professor e meteorologista Carlos Molion explicou que o nosso inverno sofre influência do inverno no hemisfério Sul e das massas polares. Com o término do fenômeno El Niño, que teve início em 2006, há um aquecimento do Pacífico. Quando o fenômeno morre antes do nosso inverno, há então uma tendência de chover mais. O período de maior perigo – estatisticamente falando – é em maio e junho.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos