Secretaria do Trabalho discute os APLs em Penedo

Representantes da Secretaria de Estado das Relações do Trabalho (Sert) estiveram no município de Penedo, para discutir com técnicos do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e comunidade sobre os Arranjos Produtivos Locais (APL) que abrangem a região, através de cursos capacitadores.

Arranjos Produtivos Locais são aglomerações de empresas localizadas em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva e mantêm algum vínculo de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros atores locais tais como governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa.

Estiveram em Penedo a secretária-adjunta do Trabalho, Betânia Jatobá, a diretora de Qualificação, Rita Romeiro; além do prefeito Marcius Beltrão, a secretária municipal de Ação Social, Dalila Beltrão e vários representantes de associações de moradores e lideranças locais.

Betânia Jatobá destacou a importância de investir nos municípios, e levar recursos, gerando resultados positivos obter renda. Ela enfatizou a importância da qualificação para os trabalhadores em um mercado competitivo e o auxílio feito pelo Plano Territorial de Qualificação (PlanTeQ). “O PlanTeQ vem nesse momento fortalecer e criar essa parceria com o município para que vocês sejam capacitados, e possam garantir renda”, falou.

Rita Romeiro explicou como deve funcionar o projeto dos APLs, em Penedo. "O interessado se dirige até o posto do Sine no município, e se cadastra. A partir daí, o curso que tiver a maior demanda será analisado, e em seguida oferecido pelo Sine".

A secretária-adjunta anunciou também o acréscimo de mais 72 vagas nos cursos de capacitação ofertados no município para qualificação da população, e finalizou dizendo que o objetivo é qualificar de acordo com a demanda de mercado presente na região.

Em reunião com Reginaldo Lôbo, gerente do posto do Sine em Penedo, o prefeito Marcius Beltrão, destacou a necessidade em qualificar pessoas, principalmente na área da construção civil, por conta de várias construções existentes no município.

Reginaldo garantiu o emprego dos participantes do curso e exemplificou que na área de culinária em gêneros alimentícios, dos 20 participantes, 12 já estão empregados, falou. “Não existe desenvolvimento sustentável num município onde o povo não está capacitado”, disse Marcius Beltrão.

Certificados

No evento foram entregues 86 certificados de conclusão de curso aos trabalhadores para as áreas de Gêneros Alimentícios, Pedreiro, Instalador Hidro-Sanitário e Horticultura Orgânica.

A secretária de Ação Social de Penedo, Dalila Beltrão, enfatizou a presença das mulheres no curso para pedreiro. “O curso de mestre de obras para mulher foi um grande sucesso. A mulher, na parte de acabamento final, é muito caprichosa, ela preza por um serviço de alta qualidade”, falou.

A secretária ainda confirmou a promoção de outros cursos voltados para o público feminino, mas lembrou que depende apenas da adesão da população. “Os futuros cursos oferecidos serão de acordo com a demanda da comunidade e realizados pelo Sine”, afirmou.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos