Correios lança selos de conhas marítmas em Porto de Pedras

Será lançado, neste sábado, às 11h, durante às comemorações de emancipação política de Porto de Pedras, uma emissão especial de um bloco com três selos para lembrar a importância do rico patrimônio natural existente no litoral brasileiro.

Foram registrados neste bloco de selos, três das belas espécies de nossas conchas marítimas: Cochlespira elongata, Chicoreus beauii e Charonia variegata, essa última encontrada nas praias de Alagoas.

Abundantes nas Filipinas, que possuem 10 mil das cerca de 80 mil espécies mundiais, elas já foram utilizadas como moeda na África Oriental, serviram de matéria-prima para remédios e tinturas – como a púrpura, muito apreciada na Idade Média – e se tornaram peças valiosas em coleções de diversos monarcas, da rainha egípcia Cleópatra ao imperador japonês Hirohito, que chegou a reunir um dos maiores acervos do mundo.

Mas a poluição que vem matando os moluscos torna suas conchas cada vez mais raras em nossas praias, ameaçando a existência de aproximadamente 1.600 espécies marinhas ainda encontradas no Brasil.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos