Marinha do Brasil comemora ajudando

A Capitania dos Portos de Alagoas, como parte das comemorações alusivas à Batalha Naval do Riachuelo – Data Magna da Marinha do Brasil, realizará uma Operação de Assistência Cívico Social (ACISO), destinada à comunidade dos pescadores do Jaraguá, a realizar-se, a partir das 9h, nos dias 9 e 11, na Patromoria da Capitania (ao lado da Federação Alagoana de Vela e Motor).

Nesta Aciso serão dadas orientações gerias sobre as doenças mais comuns e realizados atendimentos médicos voltado para doenças como hipertensão arterial sistêmica e diabetes, com aferição da pressão arterial e da dosagem da glicemia capilar.

Serão ministradas palestras educativas sobre tuberculose, hanseníase e higiene oral, com ensinamento prático da técnica de escovação e utilização do fio dental. Serão distribuídos 100 kits de higienização bucal para as crianças, composto de escova, creme e fio dental.

Também serão realizados cortes de cabelos do público masculino de todas as idades. Outro evento importante será a cerimônia militar alusiva à data, no dia 11, na sede Capitania, no Jaraguá.

Integrando a programação, estarão atracados no porto de Maceió, dois navios da Esquadra Brasileira, a Corveta Inhaúma, no período de 8 a 12 de junho e a Fragata Greenhalgh, no período de 15 a 18 de junho, com visitas já programadas para escolas, associações e outras entidades locais, além de estarem abertos à visitação pública nos finais de semana, no horário das 13h às 16h30.

Os navios estão participando da Operação Tropicalex, na nossa “Amazônia Azul”, mais especificamente na área marítima compreendida entre o Rio de Janeiro e Fortaleza. Trata-se de uma importante Operação conduzida pela Marinha em águas nacionais, tendo em vista o número de militares e meios envolvidos, a quantidade e a diversidade de manobras e os exercícios de emprego de armas. Tem como propósito contribuir para o aprimoramento do adestramento dos meios da Esquadra e ação de presença nos Estados visitados. Durante a Operação, o Grupo-Tarefa realizará Exercícios de Baixa Visibilidade, de Canal Varrido, Operações Aéreas (QRPB) e fainas de Pick-up/VERTREP, exercícios de guerra anti-submarino, de superfície e antiaérea, de tiro real, transferências de óleo combustível e carga no mar e exercício de Confronto de Forças Avançadas, dentre outros.

Estão envolvidos na Operação, 5 navios, 2 submarinos, 4 helicópteros orgânicos, além das aeronaves P-95 (Bandeirante de Patrulha), AT-26 (Xavante), R-99A (AEW), A-1 (AMX) da Força Aérea Brasileira.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos