OAB/AL e conselheiros tutelares adiam inspeção na UIM

Uma comissão composta de dez conselheiros tutelares e a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas, Lucila Vicentin, faria na manhã de hoje uma inspeção judicial na Unidade de Internação Masculina (UIM), Complexo Educacional Humberto Mendes. O motivo do cancelamento foi a ausência do juiz da 1ª Vara da Infância e da Juventude da Capital, Fernando Tourinho de Omena Souza, que alegou estar com problemas de saúde. Segundo a comissão, a visita havia sido marcada pelo juiz Fernando Tourinho.

A visita tinha o objetivo de verificar se as irregularidades encontradas no local, durante a última inspeção realizada em julho, já foram legitimadas. Dentre as anormalidades foram verificadas a precariedade dos alojamentos, com os fios da rede elétrica descascados, comprometendo a segurança dos menores infratores; comidas de má qualidade, colocadas no chão sujo e expostas às moscas; falta de material de limpeza e higienização, além de apurar denúncias de agressões sofridas pelos adolescentes.

Além de verificar se foi estrutura física da unidade passou por reformas de adequação e também se a Secretaria da Criança e do Adolescente já escolheu um local para transferir os jovens maiores.

Sem a presença do juiz Fernando Tourinho, a comissão decidiu adiar a nova inspeção. Os representantes que defendem os direitos da criança e do adolescente voltaram para a sede da OAB/AL, e se reuniram na sala da Comissão de Direitos Humanos para discutir e agendar uma nova data para o retorno ao local.

Fonte: Ascom OAB

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos