Programa de inclusão digital será implantado em Alagoas

A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, está ampliando a participação do Estado no programa Um Computador por Aluno (UCA), do governo federal. O projeto visa promover a inclusão digital, colocando computadores portáteis à disposição dos estudantes da rede pública de ensino.

Implantado desde março deste ano no Distrito Federal e nos estados do Amazonas, Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Tocantins, o programa vai elevar também a qualidade do ensino das escolas alagoanas, utilizando o laptop como ferramenta pedagógica.

De acordo com Júlia Sara Accioly, pró-reitora de Graduação da Uneal, representante da instituição no grupo de trabalho, o uso da tecnologia deve aproximar a escola da comunidade e motivar os alunos a produzir conhecimento. “Nosso papel será o de monitorar a implantação do programa no Estado, dando suporte à Secretaria de Estado da Educação e do Esporte”, informa. Ao lado dos especialistas gaúchos, professores e pesquisadores da Uneal vão contribuir para o desenvolvimento do projeto no Estado.

A pró-reitora ressalta que os equipamentos que serão repassados às escolas de Alagoas serão enviados pela One Laptop Per Child (OLPC), uma ONG internacional fundada por professores pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT). A partir das definições de papéis entre os parceiros, a definição do cronograma de trabalho está ao encargo da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte.

Fonte: Secom

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos