Justiça realiza campanha de doação de livros para presídios

O Centro de Produção da Justiça Federal (CPJUS), coordenado pelo Conselho da Justiça Federal (CJF) e formado pelas Assessorias de Comunicação dos Tribunais Regionais Federais e respectivas seccionais, se uniu à Comissão de Direitos Humanos, da Câmara dos Deputados, e ao Movimento Nacional de Direitos Humanos na "Campanha Nacional de Doação de Livros a Bibliotecas dos Presídios".

A campanha foi lançada no Encontro Nacional de Direitos Humanos de 2007, na última terça-feira (25), às 9h30, no auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados, em Brasília.

O tema do encontro é Segurança Pública, Justiça e Cidadania. O objetivo da campanha é contribuir para a educação do preso. Assim, após o preso cumprir sua pena, a volta ao convívio com a sociedade seria feita com mais cidadania. Pela Lei de Execuções Penais, todo presídio deve ter uma biblioteca.

A doação poderá ser feita por todos que puderem colaborar. No site da Comissão de Direitos Humanos (www.camara.gov.br/cdh) há um banner da campanha, para acessar a página com mais informações. O link "Onde doar" contém os endereços dos postos de arrecadação dos livros. Inicialmente, há um endereço por estado, que é justamente o centro de direitos humanos no estado. Os livros a serem doados devem estar conservados e ter um conteúdo construtivo e educativo. O doador deve ter bom senso na hora de selecioná-los.

Além da doação de livros, o cidadão pode ajudar, ainda, divulgando a campanha pela televisão, rádio, internet e cartazes em estabelecimentos de grande circulação de pessoas; criando um posto de arrecadação; arrecadando e transportando livros para os postos de coleta; doando uma grande quantidade de livros de sua editora, livraria ou sebo.

No site da campanha haverá links com os spots da propaganda de rádio e dos cartazes para download. Todas as rádios e pessoas estão convidadas a copiarem e ajudarem a divulgar, vedadas as edições do material. Para ser um colaborador a pessoa deve escrever para doelivros@mndh.org.br. E a lista dos colaboradores será incluída no site, com a informação da ajuda prestada.

Fonte: JFAL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos