Maceió


Acessibilidade: Alagoas terá internet em braille

Um projeto inédito será lançado amanhã em Alagoas para beneficiar os portadores de deficiência visual com a possibilidade de acesso à Internet (rede mundial de computadores). Fruto de parceria entre a Universidade Federal de Alagoas e o Banco do Nordeste, o projeto realizará a construção de um site em braille (por meio de sonorização e de outros instrumentos específicos), além da publicação de um livro em tinta e em braille orientando sobre o uso da Internet para deficientes visuais. A assinatura do convênio entre as duas instituições acontece amanhã, a partir das 9h30, no auditório da Superintendência Estadual do BNB em Alagoas (Rua da Alegria, 407, Centro).

”O objetivo é a inclusão digital e cultural de pessoas portadoras de necessidades especiais e visa à elaboração de ações inclusivas e diretrizes traçadas como prioridades da atual gestão. Está subdividido em três etapas: tornar o site www.edufal.ufal.br/braile acessível a portadores de necessidades especiais, publicação de um livro (em tinta) inédito orientando a construção de sites acessíveis e a publicação de um manual, em Braille, de navegação na Web”, esclarece a diretora da Edufal, Sheila Maluf.

”O Banco do Nordeste, além de ter como uma das diretrizes de ação, o apoio à cultura, também está focado em projetos de responsabilidade social. Dessa forma, não poderíamos ficar de fora dessa importante iniciativa de inclusão digital dos deficientes visuais, o que propiciará ainda a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho. O BNB está apoiando financeiramente o projeto, com recursos não-reembolsáveis do Fundo de Apoio às Atividades Socioeconômicas do Nordeste (Fase)”, ressalta o superintendente estadual do BNB em Alagoas, José Expedito Neiva Santos.

Considerado pioneiro no âmbito das editoras de universidades federais, o projeto Edufal em Braille, está voltado para a publicação de livros na linguagem utilizada pelos deficientes visuais e já conta com 14 títulos desde seu lançamento, em 2004, tendo mais seis títulos que serão lançados na III Bienal do Livro de Alagoas, além da novidade de acessibilidade à Web.

Fonte: Assessoria

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>