Banco Postal promove inclusão social

Levar os serviços bancários básicos e promover a inclusão social em todo o território nacional, estes são os objetivos maiores do Banco Postal, fruto da parceria dos Correios com o Bradesco. Atualmente, este serviço atende mais de 40 milhões de brasileiros sem vínculo com instituição financeira.

O Banco Postal foi criado em março de 2002 e desde então vem se expandindo de forma significante, estando presente em todo o país, com mais de 5.500 pontos de atendimento, oferecendo serviços como: abertura de contas, depósito, saques, concessão de empréstimos e financiamentos e recebimentos de contas de consumo, tributos e boletos bancários.

Muito desse potencial deve-se ao fato do serviço utilizar a estrutura física das agências dos Correios, presentes em todos os 5.560 municípios brasileiros, e o suporte técnico do maior banco privado nacional, o Bradesco. Vencendo, assim, as barreiras das distâncias geográficas e da discriminação aos setores menos favorecidos.

Em Alagoas, todas as 111 agências dos Correios possuem o serviço, atendendo um número estimado de 100 mil usuários, principalmente pessoas físicas com baixa renda, aposentados e sem acesso aos serviços bancários básicos, além das pessoas jurídicas que vejam na empresa uma alternativa mais conveniente para realizar suas operações bancárias cotidianas.

“O Banco Postal apresenta uma alternativa simples para amenizar os problemas de acesso a estes serviços, colaborando para oferecer oportunidades econômicas a milhões de brasileiros e reduzir a desigualdade de renda da população. Antes, os alagoanos dos pequenos municípios precisavam percorrer quilômetros para fazer uso de serviços bancários. Com o Banco Postal, estreitamos as relações, a distância e promovemos praticidade e atendimento financeiro ao alcance destas pessoas”, afirma o diretor regional dos Correios de Alagoas, Carlos Roberto Medeiros de Almeida.

O Banco Postal é um dos exemplos da universalização dos serviços postais, onde os Correios atuam não somente com a postagem e entrega de correspondências, mas sim, com projetos que melhorem a vida do cidadão e restaurem o equilíbrio econômico entre as regiões.

Atualmente, existem 36 bancos postais que funcionam em quase toda a Europa, na Ásia e na África, o modelo brasileiro baseou-se na experiência dos países que têm os mais estruturados serviços postais do mundo.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos