Operação Taturana foi deflagrada em oito municípios de Alagoas

Alagoas24horasLiberação se deu a partir de habeas corpus

Liberação se deu a partir de habeas corpus

A Operação Taturana, deflagrada no começo da manhã de hoje ela polícia federal, está cumprindo mandados de busca e apreensão em oito municípios alagoanos, são eles, Palmeira dos Índios, Minador do Negrão, Capela, União dos Palmares, Marechal Deodoro, Limoeiro de Anadia, Rio Lado, além da capital Maceió.

De acordo com informações extra-oficiais, escritórios em Olinda (PE) e São Paulo (SP) também estariam sendo ocupadas na manhã de hoje para cumprimento de mandado de busca e apreensão. No caso de Olinda, a empresa visitada seria a responsável pelo processamento da folha de pagamento da folha de pessoal da Assembléia Legislativa de Alagoas.

A operação, que recebeu o nome de taturana numa alusão à lagarta que come folhas sem parar durante toda a sua vida, é acusada de se apropriar de recursos da ALE através de sua folha de pagamentos, com a inclusão de funcionários fantasmas e laranjas.

Em outra modalidade de fraude, os envolvidos declaravam à Receita Federal retenções de imposto de renda em valores superiores aos efetivamente retidos. Dessa forma, os criminosos ainda se beneficiavam das restituições de imposto de renda promovidas pela Receita Federal aos falsos funcionários.

Estima-se que o valor desviado da Assembléia Legislativa pode chegar a R$ 200 milhões nos últimos cinco anos.

370 policiais federais cumprem 79 mandados de busca e apreensão e mandados de prisão autorizados pela Desembargadora Federal do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, Amanda Luciana.

Todos os presos serão conduzidos à Superintendência de Polícia Federal em Alagoas, onde serão ouvidos. Será concedida entrevista coletiva na sede da Polícia Federal em Maceió, às 10h.

Segundo o delegado Jandelier Silva, que comanda a operação, todos os acusados tiveram a prisão temporária decretada e só serão submetidos a exame de corpo de delito se houver necessidade de transferência.

Fonte: Com DPF

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos