Casamento comunitário em Rio Largo

Fotos: Valderi MeloOrganizadores do casamento coletivo junto com os noivos

Organizadores do casamento coletivo junto com os noivos

A prefeitura de Rio Largo em parceria com o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL) realizou na última sexta-feira, 14, o sonho de 130 casais através do projeto ‘Casamento Comunitário’, que era o de casar no civil. O dia dos noivos começou logo pela manhã quando funcionários do TJ realizaram em um ônibus do projeto “Justiça Itinerante” o levantamento da documentação necessária para que fosse possível a união civil celebrada no período da tarde pela juíza Maysa Cesário, titular da 1ª Vara da Infância e da Juventude, que acumula também a Vara Cível.

A parceria entre a prefeitura de Rio Largo e TJ-AL permitiu que o Cartório de Registro Civil de Casamentos do município emitisse as certidões de casamento totalmente de graça para os 130 casais. De acordo com o coordenador do projeto, Zeca Lins, o custo de um casamento no civil fica em torno de R$ 120,00 e muitas pessoas carentes não têm condições financeiras para oficializar a união. Alguns casais conviviam juntos a mais de 20 anos, como era o caso de José Brahuma Oliveira da Silva e Maria do Socorro da Conceição.

Apesar de conviverem juntos a 25 anos e terem 14 filhos, o casal nunca oficializou a união civil por falta de condições financeiras. “Agora realizei meu sonho de casar oficialmente e agradeço a prefeita Vânia Paiva por esta iniciativa”, afirmou Maria do Socorro, que participou da cerimônia, realizada no ginásio poliesportivo Desportista Luis Alves da Silva, com o filho mais novo de apenas dois anos. Um outro exemplo da alegria durante a cerimônia foi da chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Educação, Josiane Omena, que aproveitou para oficializar sua união de 16 anos.

Ao celebrar a cerimônia de casamento coletivo, a juíza Maysa Cesário desejou aos casais que fossem felizes e que procurassem sempre manter o respeito para que a união fosse duradoura. A prefeita Vânia Paiva, escolhida ‘madrinha’ de todos os casais também falou de sua emoção em participar de um dia tão importante para aqueles que depois de tantos anos de vida em comum estavam oficializando a união junto à Justiça. “Desejo felicidades a todos”, disse. A cerimônia teve participação também da promotora de Justiça Ilza Castro, substituto da comarca de Rio Largo.

Depois da cerimônia, os casais partiram o bolo e beberam champanhe para comemorar. Prestigiaram ainda a solenidade os vereadores Graça Calheiros, Cícero Inácio, o ex-secretário de Administração, André Paiva e a secretária de Educação, Edilene Martins. A vereadora Graça Calheiros levou 73 casais para participar do ‘Casamento Comunitário’.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos