Anvisa e Sebrae: acordo para garantir alimentação segura

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Sebrae vão trabalhar em conjunto para facilitar o cumprimento das Boas Práticas de Manipulação de Alimentos nas empresas do setor. De acordo com o diretor-presidente em exercício da Anvisa, Dirceu Raposo, a parceria é fundamental para levar a RDC 216/04 ao conhecimento dos empresários de todo o Brasil. " O Sebrae tem capilaridade e credibilidade junto aos empreendedores e isso vai ajudar na divulgação dessas práticas, pois a maior parte do setor da alimentação é formada por pequenos empreendimentos".

A RDC 216 entrou em vigor no dia 16 de setembro do ano passado. A norma orienta os comerciantes a procederem de maneira adequada e segura a manipulação, o preparo, o acondicionamento, o armazenamento, o transporte e a exposição dos alimentos à venda.

Para o diretor-presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, é importante que o empresário perceba a importância do trabalho de vigilância sanitária para a segurança de seus negócios. "O empresário tem que entender que isso agrega valor ao seu produto, pois o consumidor sabe que o estabelecimento está de acordo com as normas de segurança".

O primeiro resultado do acordo entre Anvisa e Sebrae já tem data marcada. Nos dias 29 e 30 deste mês, especialistas de ambas as instituições e produtores locais vão discutir, no Pará, a produção de açaí.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos