Fiscalização da CGU constata irregularidades em União dos Palmares

Fiscalização realizada no município de União dos Palmares, por equipes da Controladoria-Geral da União (CGU), apontou inúmeras irregularidades na aplicação de recursos públicos destinados a programas sociais, como o Bolsa Família.

A cidade foi uma das 60 sorteadas na 14ª edição do Programa de Fiscalização da CGU. A operação ‘pente fino’ ocorreu durante os meses de novembro e dezembro de 2004, período em que os fiscais examinaram as contas do município e inspecionaram documentos, obras e serviços realizados pela Prefeitura.

Mais de 16 milhões de reais foram fiscalizados. Na relação de irregularidades encontradas estão aprovação de projetos sem viabilidade técnica, funcionários da prefeitura cadastrados no Bolsa Família e pessoas que recebiam o benefício em duplicidade, divergências nos comprovantes de despesas com recursos da educação e irregularidades na contratação, execução e pagamento de obras de infra-estrutura.

Na síntese do relatório, os fiscais da Controladoria constataram também a falta de medicamentos de atenção básica à saúde, como remédios para diabéticos e hipertensos.

Outros municípios sorteados

A Controladoria concluiu o relatório dos 60 municípios fiscalizados em todo Brasil e constatou algum tipo de irregularidade em todas as Prefeituras investigadas.

O município de União dos Palmares, com mais de 50 mil habitantes, foi o único de Alagoas sorteado para investigações nesta edição do programa. Outros municípios das regiões Norte e Nordeste apresentaram irregularidades mais graves, como desvio de recursos, parentes do prefeito beneficiados e empresas “laranjas”.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos