Grêmio derruba invicto Santo André e respira na Série B

As lágrimas do meio-campista Luiz Fernando ao anotar o único gol do Grêmio na vitória por 1 a 0 sobre o Santo André, neste sábado, no estádio Olímpico, resumem a situação vivida pelo clube no Campeonato Brasileiro da Série B. Se o triunfo pela contagem mínima ainda não resolve todos os problemas do Tricolor, pelo menos alivia a pressão vivida por jogadores e comissão técnica nos últimos dias.

O resultado coloca o time de Porto Alegre com 15 pontos, em sétimo lugar, entrando na zona de classificação para a segunda fase. O clube torce agora por tropeços de seus adversários diretos para terminar a décima rodada na mesma posição.

Já o Santo André sofre seu primeiro revés. Até o confronto no Sul, os paulistas eram a única equipe que ainda não havia perdido entre todos os participantes das Séries A e B do Nacional-05. Para piorar, o Ramalhão pode deixar a liderança, já que permanece com 21 pontos, um a mais que o Santa Cruz, que enfrenta a Anapolina, domingo, no Recife.

Além de devolver o Grêmio à briga pela vaga, a vitória ameniza o clima instável que passava o técnico Mano Menezes. Durante a semana, o ex-jogador Mário Sérgio foi demitido do cargo de dirigente e já especulavam que o clube teria procurado os técnicos Valdyr Espinosa e Vágner Mancini, campeão da Copa do Brasil pelo Paulista.

Precisando vencer, o Grêmio começou a partida marcação muito forte o Santo André. No entanto, o time abusou dos passes errados e praticamente não chegou com perigo em nenhum momento ao campo ofensivo.

Os paulistas também tinham o mesmo problema. Com Rafinha sem espaço para criar, o Santo André dependia apenas dos lançamentos de longa distância para a dupla Sandro Gaúcho e Rodrigão.

A melhor oportunidade da etapa inicial veio em uma jogada de bola parada. Aos 35min, Dedimar cobrou falta próxima à área e o goleiro Galatto fez linda defesa no ângulo direito superior, espalmado pela linha de fundo.

Na volta do intervalo, o Grêmio adiantou a marcação sobre os defensores do Santo André e pressionou logo nos primeiros minutos. Apesar disso, os gaúchos não conseguiam criar boas oportunidades, principalmente pelo bom posicionamento adversário.

Dessa forma, Tricolor teve de arriscar de longe para incomodar. Aos 11min, o lateral-direito Patrício fez jogada pelo meio e bateu forte. O chute saiu rasteiro e a bola passou à direita da meta de Júlio César.

Dois minutos mais tarde, o Grêmio inaugurou o marcador. Em cobrança de falta ensaiada, Luiz Fernando arriscou de pé esquerdo, a bola desviou na barreira e entrou no canto direito, enganando o camisa 1 do Santo André.

Com a desvantagem, clube da Grande São Paulo passou a se arriscar mais no ataque. A pressão, porém, não surtiu muito efeito. Com o Tricolor fechado em seu campo, os paulistas criaram poucas oportunidades e ainda tiveram de conviver com os contra-ataques dos donos da casa.

Para complicar ainda mais a situação, o Santo André perdeu o zagueiro Valdomiro. O jogador chutou para longe uma bola que já havia saído pela linha lateral e, como tinha um cartão amarelo, acabou expulso pelo árbitro.

Fonte: Uol

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos