Botafogo é derrotado pelo Figueirense e perde a liderança e a paz

O Botafogo perdeu a liderança do Campeonato Brasileiro ao ser derrotado pelo Figueirense por 1 a 0, hoje, no Rio. O gol da vitória foi marcado Marquinhos Paraná. A Ponte Preta, que venceu o Juventude no sábado, é a nova líder da competição.
Com o resultado, o time carioca também perdeu seu primeiro jogo em casa (onde até então tinha 100% de aproveitamento) e continua com os mesmos 18 pontos na tabela, dois atrás da Ponte Preta. Já o Figueirense foi a nove e deixou na zona do rebaixamento.

O Botafogo sentiu as saídas de dois jogadores importantes, que deixaram o campo ainda no primeiro tempo por contusão. O lateral-direito César Prates, principal esperança de gols nas cobranças de falta, e o volante Jonilson, fundamental na marcação no meio de campo, tiveram que ser substituídos por Joílson e Juca (respectivamente). Isso atrapalhou o esquema de jogo da equipe, que não conseguiu se encontrar durante o confronto.

Esta foi a segunda derrota consecutiva do Botafogo neste Brasileiro. No domingo passado, a equipe perdeu para o time misto do São Paulo por 1 a 0, no Morumbi. A seqüência de resultados negativos e a perda da liderança foram ruins para o clube da Estrela Solitária sob vários aspectos. Em primeiro lugar, o resultado pode alimentar o clima de tensão que se instalou em General Severiano durante a semana. Há um temor de que os problemas extra-campo, como o atraso de salários dos jogadores e os sinais de desgaste entre a diretoria e o técnico Paulo César Gusmão possam prejudicar o rendimento da equipe em campo.

Além disso, esta partida marcou a reestréia do goleiro Max com a camisa 1 alvinegra. Ele reassumiu a condição de titular com a transferência de Jefferson para o futebol turco. Ainda sem ritmo de jogo, Max não teve uma atuação que lhe desse mais confiança para se manter no time. Curiosamente, a estréia de Max com a camisa do Botafogo também foi contra o Figueirense, em 2002, mas naquela ocasião os cariocas venceram por 3 a 0.

O primeiro tropeço em casa também coloca em xeque o esquema 3-5-2. Esta foi a primeira vez neste Brasileiro que o time entrou em campo com esta formação tática, que chegou a ser utilizada no segundo tempo da partida contra o São Paulo. Como previsto pelo técnico PC Gusmão, os laterais César Prates e Bill apoiaram bastante o ataque, mas o resultado negativo pode atrapalhar a consolidação do sistema e do zagueiro Émerson no time titular.
O jogo contra o Figueirense também marcou o reencontro do time do Botafogo com a sua torcida no estádio Luso-Brasileiro depois que parte do público vaiou a equipe na última partida disputada no local, contra o Juventude.

O resultado inesperado fez com que, mais uma vez, parte dos alvinegros protestassem, e o relacionamento entre time e torcida em casa, que era apontado como um dos fatores responsáveis pela boa campanha, já começa a ficar conturbado.
Com tudo isso, o Botafogo não deverá ter a tranqüilidade esperada para se preparar para o seu próximo compromisso neste Brasileiro, no domingo que vem, contra o Palmeiras, em São Paulo. Já o Figueirense encara o Cruzeiro, em Florianópolis, no mesmo dia.

Fonte: Uol

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos