Programa do Governo Federal leva água para o semi-árido alagoano

O Núcleo Gestor do Programa Água Doce decidiu iniciar o projeto de recuperação de dessanilizadores nos municípios de Minador do Negrão, Cacimbinhas, Estrela de Alagoas, Coité do Nóia, Palmeira dos Índios e Major Isidoro.

A reunião realizada no auditório da Escola Fazendária terminou no fim desta manhã. Participaram das discussões representantes de órgãos governamentais e da sociedade civil, coordenadores nacionais do programa Água Doce e integrantes da Secretaria Nacional de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente.

De acordo com o coordenador do Programa Água Doce em Alagoas, José Luiz Argolo, na primeira etapa, o projeto utilizará verbas no valor de 300 mil reais para recuperar, até o fim de setembro, dessanilizadores do semi-árido alagoano.

Os critérios de seleção dos municípios foram a viabilidade técnica, a falta de abastecimento d’ água e a baixa pluviosidade na região, os menores Índices de Desenvolvimento Humano, IDH, e a participação no programa Fome Zero.

Os técnicos que atuarão no programa serão capacitados durante o início do mês de julho e a previsão é que a recuperação dos dessanilizadores comece no fim de julho.

Segunda etapa

Na segunda etapa, a previsão é que sejam recuperados dessanilizadores da região oeste do Estado, onde são localizadas as cidades de Inhapi, Canapi, Maravilha, Ouro Branco e Mata Grande.

O programa pretende também recuperar 64 sistemas e construir mais 17. Cada dessanilizador possuirá a capacidade de abastecer, no mínimo, 100 famílias com mil litros de água. A qualidade da água é similar à mineral, mas somente poderá ser consumida para ingestão ou no cozimento dos alimentos.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos