Termina hoje prazo para município se inscrever em programa de alfabetização para pescadores

O prazo para as prefeituras e os governos estaduais de todo país requisitarem a adesão ao programa de alfabetização de pescadores do Ministério da Educação (MEC), chamado Pescando Letras e desenvolvido pela Secretaria de Especial de Aqüicultura e Pesca (Seap), acaba hoje.

O sub-secretario de desenvolvimento e aqüicultura e pesca do Seap, Altemir Gregolin, diz que é importante que as prefeituras assinem um termo de compromisso junto ao MEC para receberem os recursos do governo e desenvolverem o programa em sua cidade. "Esses recursos repassados pelo MEC destinam-se a capacitação dos professores e a bolsa que cada professor vai receber durante o curso, então é fundamental que a prefeitura manifeste interesse em participar do programa".

Gregolin defende a iniciativa como parte de um conjunto de políticas para melhorar a renda e a qualidade de vida do pescador. "Temos um elevado índice de analfabetismo e estamos oferecendo a possibilidade de os pescadores se organizarem, organizarem turmas e, através das prefeituras, viabilizar o curso lá no seu município".

O índice de analfabetismo entre os pescadores é alto. Aproximadamente 79% desses trabalhadores são analfabetos ou tem baixa escolaridade e 48% dos 100 mil trabalhadores inscritos no seguro defeso de 2004 não sabem ler ou escrever.

As turmas do pescando letras são formadas por pescadores acima de 15 anos. Elas devem respeitar o limite de no mínimo cinco e máximo de 25 alunos por turmas. A duração do curso de alfabetização é de oito meses, com a concentração de suas atividades no período do defeso, que dura em torno de quatro meses indo até o inicio do próximo ano.

Desde de 2003 foram alfabetizados mais de 30 mil pescadores e a expectativa é ultrapassar 70 mil este ano e até o final de 2006 alfabetizar 200 mil pescadores.

Para efetivar a inscrição o município ou o estado deverá acessar a página do Ministério da Educação na internet no endereço www.mec.gov.Br/secad

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos