Estudantes do ProUni devem se inscrever até o dia 8 para receber financiamento

Os 41 mil estudantes que receberam bolsas parciais do Programa Universidade para Todos (ProUni) podem se inscrever até o dia 8 de julho no Financiamento Estudantil (Fies) na instituição de ensino particular onde estão matriculados.

De acordo com o diretor do departamento de Modernização e Programas de Educação Superior do Ministério da Educação, Celso Carneiro Ribeiro, todos os alunos que conseguiram bolsa parcial do Prouni têm direito ao financiamento de 25% da mensalidade. "O aluno recebeu uma bolsa parcial do Prouni de 50%. Se ele se inscrever no Fies garantirá mais 25% e vai pagar somente 25% da mensalidade da universidade", explica.

Para Ribeiro, o Fies vai garantir ao aluno de baixa renda a permanência na instituição particular. "Os alunos que receberam bolsa parcial do Prouni tem uma renda familiar per capita de 3 salários mínimos. Portanto, mesmo com uma bolsa parcial, ele terá dificuldade em pagar a mensalidade do curso superior. Então, a bolsa parcial do Prouni mais 25% do Fies garantirão melhores condições para que o aluno possa arcar com as despesas da mensalidade".

Após confirmar a matrícula, o aluno deve ir no período de 4 a 22 de julho a uma agência da Caixa Econômica Federal para assinar o contrato do Fies, levando o comprovante de residência e o termo de concessão da bolsa do Prouni.

O financiamento do Fies será retroativo ao início do ano letivo de 2005 e por isso o aluno receberá abatimento nos próximos pagamentos das mensalidades. O financiamento tem taxa de juros de 9% ao ano. "O estudante começa a pagar uma taxa de R$ 50 à Caixa Econômica Federal após três meses depois da concessão do benefício, em parcelas trimestrais. Após a formatura, o aluno terá de pagar o restante do financiamento. O saldo será parcelado por um período 50% maior do que o tempo em que ele recebeu o financiamento. Por exemplo, se o aluno recebeu financiamento em quatro anos pagará o financiamento em 6 anos", explica Ribeiro.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos