IGP-M registra deflação em junho

O Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) apresentou queda em junho em relação ao mês anterior. A variação ficou em –0,44% enquanto em maio era de –0,22%. Nos preços coletados entre os dias 21 de maio e 20 de junho, dois dos três índices que compõem o IGP-M apresentaram queda.

No Índice de Preços por Atacado (IPA) a variação em junho ficou em –1,00% e no mês anterior era de –0,77%. O outro, é o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) que teve 0,05% de variação em junho contra 1,02% em maio. Já no Índice Nacional da Construção Civil (INCC) houve elevação passando de 0,54% em maio para 2,20% no mês seguinte.

No IPC, das sete classes de despesa que integram o Índice, seis apresentaram desaceleração em relação à pesquisa anterior. As maiores quedas foram nos grupos Alimentação que passou de 1,38% para –0,57%, Habitação que registrou 0,86% em maio contra 0,35% em junho e Vestuário com queda de 2,19% para 1,19%. O único grupo que apresentou elevação de um mês para o outro foi o de Educação, Leitura e Recreação. Em maio estava com variação de 0,08% e em junho ficou com 0,14%.

No IPA a maior contribuição para a redução do índice foi o subgrupo materiais e componentes para a manufatura do grupo de Bens Intermediários. A variação em junho foi -1,46%, enquanto no mês anterior tinha sido 0,11%, o que provocou desaceleração de 0,35 ponto percentual no Índice de Preços por Atacado.

Na Construção Civil a maior elevação ficou por conta do custo da mão-de-obra que variou 4,54% enquanto em maio tinha sido 0,80%. A aceleração foi provocada pelos reajustes registrados em Fortaleza, Brasília, Florianópolis, São Paulo e Goiânia.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos