Brasil é destaque em controle de Aids entre usuários de drogas injetáveis

O controle da Aids entre os usuários de drogas injetáveis é um dos principais destaques brasileiros do Relatório Mundial sobre Drogas 2005 da ONU, divulgado hoje. Enquanto o índice de portadores do vírus HIV entre os usuários chega a 80% na América do Sul e a 66,5% na Europa Ocidental, no Brasil a taxa é de 50%.

A Aids seria disseminada entre o uso compartilhado de seringas contaminadas. O representante do Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime no Brasil, Giovanni Quaglia, explicou que o resultado, apesar de não ser o ideal, já pode ser comemorado.

"O governo fez um trabalho de inclusão social. É muito interessante. Isso não foi feito em outros países. No Brasil, isso deu certo, através de campanhas, troca de seringas, programas educacionais e tratamento universal para todos os brasileiros", disse.

Segundo ele, o Brasil foi um dos primeiros países em desenvolvimento a aplicar essa política de saúde pública. "É uma política que deu certo e que hoje é um exemplo para o mundo inteiro", disse o representante da ONU.

Fonte: Agência Brasil

Veja Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba notificações no seu whatsappReceba nossas notificações