Brasil vence fácil "treino de luxo" contra a Venezuela

UolBrasil vence com facilidade primeira partida contra a seleção Venezuela

Brasil vence com facilidade primeira partida contra a seleção Venezuela

O primeiro "treino de luxo" da seleção brasileira contra a Venezuela em Betim foi na verdade um passeio do time campeão olímpico e mundial. Neste sábado, no ginásio Divino Braga, a equipe venceu por 3 sets a 0, com parciais de 25-16, 25-20 e 25-21, em uma hora de 12 minutos. O resultado garante ao Brasil a melhor campanha na primeira fase da Liga Mundial masculina de vôlei.

Brasil vence com facilidade primeira partida contra a seleção Venezuela
Já classificada para a fase final da competição, que será disputada na semana que vem em Belgrado, a seleção entrou em quadra disposta a aumentar o entrosamento. E o adversário não poderia ser melhor. Os próprios jogadores consideram a Venezuela a equipe mais forte do grupo, à frente de Portugal e Japão.

Mas hoje os venezuelanos não foram nem sombra da equipe que deu trabalho para o Brasil nos dois primeiros jogos da Liga, em Caracas. O atacante Luis Diaz não encontrou meio de vencer o bloqueio brasileiro.

Chamado de "bloqueio vagalume" pelo técnico Bernardinho, porque às vezes brilha e às vezes se apaga, o fundamento começou aceso neste sábado. Além de Diaz, os brasileiros também pararam no primeiro set Carlos Luna, outro jogador importante da Venezuela.

BRASILEIRINHO
A capital brasileira da ginástica artística é Curitiba. Mas Betim não quis perder a onda. Durante os tempos técnicos da partida deste sábado, sete meninas e dois meninos fizeram uma demonstração na quadra.

É verdade que a demonstração não passou de uma série de piruetas, mas foi o suficiente para contagiar o público de 8 mil pessoas no Divino Braga. Até mesmo o "Brasileirinho", som utilizado por Daiane dos Santos nas Olimpíadas de Atenas, foi tocado na demonstração. Mas nenhuma das meninas em Betim se arriscou a dar um duplo twist carpado.
"Embora não tívessemos feito tantos pontos direto de bloqueio (foram seis, contra sete da Venezuela), o fundamento funcionou propiciando vários contra-ataques", disse Bernardinho.

Os dois times voltam a se enfrentar neste domingo, novamente em Minas Gerais, no encerramento da primeira fase da Liga Mundial masculina de vôlei. O jogo está marcado para começar às 10h.

O jogo
Como já era esperado, Bernardinho resolveu usar a partida para entrosar mais o time. Assim, o Brasil entrou em quadra com o que é considerada a sua formação ideal, com o levantador Ricardinho, os pontas Giba e Dante, os centrais Rodrigão e Gustavo, o oposto André Nascimento e o líbero Escadinha.

Já o cubano Eliseo Ramos, treinador da Venezuela, surpreendeu. Ele deixou no banco o grande astro da equipe, Ernardo Gomez, o Harry, um dos responsáveis pela maior derrota de Bernardinho à frente da seleção masculina, nas semifinais dos Jogos Pan-Americanos de 2003, em Santo Domingo. Segundo Ramos, a idéia é iniciar um processo de renovação na seleção.

No primeiro set, o Brasil não teve problemas para abrir vantagem. Dois bloqueios consecutivos colocaram a seleção quatro pontos na frente (7-3).

Além disso, o Brasil contou com uma tarde inspirada de Dante. O jogador, que durante a semana teve uma faringite, virou bolas nas duas pontas, além de marcar no bloqueio.

Quem também teve uma boa atuação foi o levantador Ricardinho. Variando bastante as jogadas com os pontas Giba e Dante, ele confundiu o bloqueio venezuelano. E até se arriscou no ataque, pontuando em bola de segunda ou após erro de passe do adversário.

Assim, jogando solto, o Brasil dominou completamente o primeiro set. E a seleção fechou a parcial em 24 minutos, com um ponto de bloqueio.

No segundo set, a Venezuela voltou mais arisca. O ataque e o bloqueio passaram a funcionar, dificultando as coisas para o Brasil. O time chegou a abrir três pontos de vantagem (3-0), mas não conseguiu suportar a pressão brasileira.

Dois erros seguidos fizeram com que o Brasil passasse na frente do marcador (11-10). E a seleção se animou. Embora o bloqueio tenha estacionado na parcial, a defesa funcionou bem. E em 24 minutos, com um erro de saque da Venezuela, os brasileiros fecharam a parcial em 25-20.

A vantagem contagiou a seleção brasileira, que começou o terceiro set com tudo. Após duas grandes defesas de Escadinha, o time abriu três pontos de diferença (3-0). A Venezuela não desistiu, mas em nenhum momento conseguiu ameaçar o domínio brasileiro. Em 24 minutos, os brasileiros fecharam o set com 25 a 21.

"Acho que o time todo jogou muito bem", disse o meio-de-rede Gustavo. "O time soube ter calma quando estav atrás do placar", completou o ponteiro Giba.

Fonte: Uol

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos