Macário empossa Conselho Gestor de Saúde em Riacho Doce

Alagoas24horasUnidade de Saúde que teve Conselho Gestor renovado, em Richo Doce

Unidade de Saúde que teve Conselho Gestor renovado, em Richo Doce

O secretário Municipal de Saúde, João Macário, empossou hoje, em Riacho Doce, o novo conselho gestor da Unidade de Saúde daquela região. O conselho é formado por oito pessoas, sendo duas da administração municipal, dois funcionários da unidade e quatro pessoas da comunidade de Riacho Doce.

O conselho não tem poder administrativo, mas serve para aproximar a população do órgão, capacitando-a para dar sugestões e se envolver com os problemas que, muitas vezes, podem ser resolvidos na própria Unidade de Saúde, sem que seja preciso acionar a Secretaria Municipal de Saúde.

“Estamos trabalhando pelo controle social. A participação da população, numa gestão participativa, faz-se necessário e aparece com diferncial, nas decisões da Prefeitura. A comunidade tem a obrigação de acompanhar sucessos, apontar problemas e sugerir soluções na comunidade”, comenta Macário.

Este é o 8° Conselho Gestor a ser empossado este ano. “Estive presente em todas as posses. Este é um compromisso com a sociedade”, afirmou o secretário. “Outra preocupação é implantar a saúde preventiva da família, com médicos indo até as pessoas. Só nesta unidade são 1.800 famílias sendo atendidas”, complementou.

“Isto é pouco, mas ampliaremos as equipes nas áreas mais distantes. Com o passar do tempo sanaremos todos os problemas. Com os conselhos gestores, cerca de 80% dos problemas dos postos de saúde são resolvidos de forma mais eficaz e rápida”, finalizou.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos