IPC indica queda na inflação de junho em Alagoas

O Índice de Preço ao Consumidor (IPC) registrou no mês de junho mais uma queda na inflação, chegando aos 0,64%. Segundo a pesquisa realizada pela Secretaria Executiva de Planejamento e Orçamento (Seplan), o grupo alimentação, com um peso de 48,57%, apresentou variação anual de 3,96% e, nos últimos seis e doze meses, foi de 3,96% 5,65%, respectivamente.

Os subgrupos verduras, panificados, leite e ovos, carnes, vísceras e outros, cereais, tubérculos, pescado, produtos industrializados, artigos diversos, de higiene pessoal e beleza, serviços pessoais e os grupos fumos e bebidas e educação foram, segundo a pesquisa, os que mais contribuíram na inflação de junho.

A cesta básica comprometeu no último mês 45,12% do salário mínimo do trabalhador, apresentando um acréscimo de 1,49% em relação a maio, cujo comprometimento foi de 43,63%. Para a aquisição dos itens básicos o trabalhador alagoano teve que desembolsar R$ 135,35, independentemente de outras despesas.

A pesquisa que mede o custo de vida da população é feita mensalmente em 300 estabelecimentos comerciais, nas áreas de alimentação, vestuário, saúde, educação, fumo e bebidas, despesas pessoais, transporte, habitação e artigos diversos.

Fonte: Secom

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos